Simulados em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté

21/12/2021
O simulado tem como meta orientar, treinar e capacitar os moradores do entorno a agir em uma situação de emergência.

 

A Nexa realizou, em parceria com as Defesas Civis de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos de Rejeitos da companhia. O simulado é uma atividade de prevenção e tem como meta orientar, treinar e capacitar os moradores do entorno a agir em uma situação de emergência. Os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em comprimento à legislação nacional de segurança de barragens.

Durante o exercício, a Nexa testou o sistema de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e os trajetos sinalizados até as rotas de fuga. “O simulado é fundamental para tornar os órgãos e a população envolvida em situação hipotética de emergência ainda mais preparados, seguros e prontos para agir. Essa medida apenas reforça como a Nexa está comprometida em promover a cultura de prevenção e segurança orientando todos os públicos envolvidos neste tema”, ressalta Luana Ferreira, coordenadora do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da unidade da Nexa Três Marias.

De acordo com Aldo Nasser, coordenador da defesa civil da Defesa Civil de Três Marias, o simulado de emergência é um exercício preventivo, educativo e fundamental para toda população presente na zona de autossalvamento. “A parceria com a Nexa é fundamental para que todos conheçam as mensagens de segurança que serão tocadas nas sirenes, saibam as rotas e locais de ponto de encontro em caso de emergência. Além disso, é uma excelente oportunidade de reforçar a cultura da prevenção e reforçar que a população pode ficar tranquila no que diz respeito aos locais em que elas vivem”, afirma.

A realização do simulado de emergência contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Três Marias, Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté, Defesa Civil de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e Polícia Ambiental.