CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Samarco ganha “Lugares Incríveis para Trabalhar”

02/09/2021
A empresa alcançou o 7º lugar no segmento de empresas de grande porte e 22ª colocação no ranking geral. 

 

A Samarco conquistou o 1° lugar entre as empresas do setor de siderurgia, metalurgia e mineração 2021 do prêmio "Lugares Incríveis para Trabalhar", promovido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pelo portal UOL.  A empresa retomou suas atividades em dezembro de 2020 e alcançou o 7º lugar no segmento de empresas de grande porte e 22ª colocação no ranking geral. 

"A certificação reconhece nosso esforço contínuo de construir um ambiente agradável para os nossos profissionais, aliado às boas práticas de gestão, acompanhamento de carreira, sempre com um olhar atento para os nossos times para promover um clima e cultura organizacional cada vez mais fortes", afirma o diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela. O executivo ressalta ainda o momento de reestruturação da dívida financeira da empresa, o que demonstra o engajamento dos empregados no enfrentamento dos desafios. Além da retomada gradual, com 26% da capacidade produtiva, e do processo de recuperação judicial, somam-se ao período os desafios provocados pela pandemia da COVID-19, que fez com que a Samarco revisse os modelos e as relações de trabalho.

Para Vilela, este período singular que a sociedade enfrenta acabou provocando as empresas a repensar os modelos e relações de trabalho. "Implementamos melhorias rápidas em tecnologia e aos novos modelos organizacionais e operacionais, com foco em manter a produtividade, a segurança e o bem-estar físico e emocional da nossa força de trabalho. Nossas ações são guiadas pelo respeito às pessoas, numa jornada rumo a uma mineração diferente", conclui o diretor-presidente da Samarco. 

A gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco, Vera Lucia, diz que o reconhecimento demonstra o caminho certo trilhado pela Samarco em busca de garantir um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e agradável. "Aliando as expectativas e valores da empresa às expectativas e talentos de cada empregado e empregada, criamos um ciclo de desenvolvimento. A Samarco é feita de pessoas. Nosso propósito e valores são a bússola que orientam nossa caminhada. Acreditamos que somente é possível continuar aprendendo para evoluir e transformar por meio das pessoas", explica Vera Lucia. 

Ainda em agosto, a Samarco recebeu a certificação "Clima Organizacional", da FIA, que reconhece o esforço de dirigentes, gestores, área de Recursos Humanos e demais empregados em construir um ambiente de trabalho agradável para se trabalhar. Na oportunidade, a Samarco atingiu índice de clima organizacional (i-CO) de 90,2 em uma escala de 100 pontos e teve grande participação de empregados e empregadas na pesquisa.