RHI Magnesita investe em tecnologias de ponta

03/07/2023
Objetivo é ampliar a cadeia de valor por meio de uma atuação vertical integrada

 

A RHI Magnesita está investindo cerca de 10,5 milhões de euros por ano em pesquisa em tecnologias de ponta, como robotização, inteligência artificial, blockchain, entre outras. Para o diretor de serviços da companhia, Tiago Nogueira, o objetivo é ampliar a cadeia de valor por meio de uma atuação vertical integrada, em que envolva desde as matérias-primas, produtos refratários, serviços especializados e tecnologias aplicadas em todo o processo até a destinação correta dos resíduos refratários, para oferecer soluções completas baseadas em desempenho. “Nosso foco está no gerenciamento do calor nos processos industriais dos nossos clientes, com o diferencial de que investimos nos últimos anos no desenvolvimento de um portfólio completo de soluções e know-how técnico para a gestão, montagem, reparação e manutenção dos refratários, além do compromisso ambiental na destinação apropriada dos resíduos, fomentando a economia circular”.

A empresa planeja executar paradas para reparos e montagens dos equipamentos, com o objetivo de otimizar a produção, além do acompanhamento da performance do revestimento. Atualmente, a RHI Magnesita inaugura uma nova fase de digitalização e emprego de novas tecnologias para realizar medições e previsibilidade dos processos. Umas dessas tecnologias é o uso do escaneamento a laser 3D, aliado a softwares de processamento exclusivos da empresa, para o monitoramento do revestimento refratário dos equipamentos. O processo substitui a medição manual e é capaz de gerar dados de forma rápida e precisa para balizar, com eficácia, a tomada de decisões, além de antecipar a previsão do desgaste com base nas informações e medições anteriores do processo.

Segundo a RHI Magnesita, as novas soluções digitais implementadas estão ligadas aos parâmetros ESG, pois transmitem o aumento da transparência – possibilitam auditar o processo – , além da conquista dos compromissos ligados à sustentabilidade, governança e compliance. “Os investimentos da RHI Magnesita também estão direcionados para atender a uma demanda, que parte dos próprios clientes, cada vez mais comprometidos com os pilares do ESG e com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU”, comenta Tiago Nogueira. 

Direto da Fonte