CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Produção mineral comercializada cresce 47%

27/08/2021
"Em julho tivemos 146 requerimentos de pesquisa junto à ANM, e 67 alvarás de pesquisa mineral foram concedidos".

 

A Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) atingiu R$ 934 milhões em julho de 2021, um crescimento de 47% quando comparada aos R$ 635 milhões do mês anterior. As informações são do Sumário Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de agosto. "Em julho tivemos 146 requerimentos de pesquisa junto à Agência Nacional de Mineração (ANM), e 67 alvarás de pesquisa mineral foram concedidos pelo órgão. Isso revela o ritmo que cresce o setor em nosso estado e, com o apoio da SDE, esperamos que mais empresas venham se instalar e gerar mais empregos no interior do estado", destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

Dentre os minerais mais produzidos em julho estão o cobre, com 48,58% do total, seguido pelo ouro (19,89%), níquel (9,44%) e rochas ornamentais (4,28%). Em relação à participação dos principais municípios na PMBC, Juazeiro ficou com 30%, Jaguarari com 19%, Jacobina com 15%, Itagibá com 9% e Barrocas com 5%.

A mineração na Bahia gerou 1.413 novos empregos nos últimos doze meses, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, o que comprova a evolução do setor de indústrias extrativas no estado. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), as vagas diretas abertas nas mineradoras geram empregos indiretos da ordem de um para 11 ao longo das cadeias produtivas. 

Dentre os municípios que apresentaram os melhores números, Juazeiro, onde está uma das minas da Mineração Caraíba, está em primeiro lugar, com saldo de 153 contratações, seguido por Piatã, cidade da Brazil Iron, também com 153, e em terceiro lugar Santaluz, com 138 novos empregos. O Sumário Mineral produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico pode ser conferido na íntegra no link http://www.sde.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/Sum%C3%A1rio_Mineral_Julho-1.pdf.