Produção e receita recordes em 2021

09/02/2022
Produtora de níquel sulfetado, a companhia opera a mina Santa Rita localizada em Itagibá (BA).

 

A Atlantic Nickel registrou receita de US$ 289 milhões e Ebitda de US$ 127 milhões, dois recordes em 2021. Produtora de níquel sulfetado, a companhia opera a mina Santa Rita localizada em Itagibá (BA), que produziu 107 mil toneladas métricas base seca de concentrado de níquel contendo 14,5 mil t de níquel, 4,7 mil t de cobre e 266 t de cobalto e ouro, subprodutos de platina e paládio. A mina tem 34 anos de vida útil produzindo entre 20-35 mil t/ano de níquel equivalente contido em concentrado. 

Todas as despesas de terceiros já foram pagas integralmente, deixando a companhia sem dívidas e bem-posicionada para crescimento. Na questão segurança e meio ambiente, a mina Santa Rita continua a operar como uma das mais seguras do mundo, apresentando uma Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (LTIFR) de 0,20 alcançada nos últimos 12 meses. O programa Visible Felt Leadership (VFL) resultou em mais de 2.900 medidas de segurança voltadas para a prevenção de incidentes, ajudando a transmitir e reforçar a segurança como prioridade máxima na gestão da Atlantic Nickel. Em 2021, a empresa realizou mais de 130 mil horas de treinamentos por pessoa em segurança, saúde e meio ambiente, o que contribuiu para fortalecer a cultura e conscientização de segurança. Em relação à pandemia COVID-19, a Atlantic Nickel aplicou as duas doses da vacina em todos os empregados e contratados, além de já ter começado a distribuição de vacinas de reforço. A empresa também realiza testagem de empregados, treinamentos, sistemas de rastreamento, sistemas de comunicação contínua e planos de contingência que continuam em vigor. Como resultado, o número de casos ativos é baixo e a resiliência do negócio permanece alta. 

Na área ambiental, 85% da geração de energia é gerada a partir de fontes renováveis ou neutras em carbono e a operação deverá produzir apenas 32,5 mil t/ano de emissões de carbono do Escopo 1 e 5,4 mil t/ano de emissões de carbono do Escopo 2 ao longo da vida útil da mina a céu aberto. Isto deve contribuir para uma intensidade de CO2 de 1,77/t NiEq. Os esforços para conservar o bioma local da Mata Atlântica progrediram ao longo de 2021, com o reflorestamento de uma área de 66 hectares com 48.872 mudas nativas.

Em novembro de 2021, uma rachadura se propagou por uma parte da parede da cava nas proximidades da fase 5. A instabilidade geotécnica afetou diretamente menos de 1% da superfície total da cava. Segundo a empresa, esses eventos ocorrem no curso normal das operações de mineração e podem ser adequadamente gerenciados. Por precaução, a operação da mina foi suspensa na área afetada e foi estabelecido o monitoramento constante por radares 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

A Atlantic Nickel comenta que nenhum incidente relacionado a segurança ocorreu devido ao evento ou por outro motivo. O impacto geral na atividade de mineração foi limitado. Em 13 de novembro, o material diário extraído excedeu os níveis anteriores ao evento geológico. Uma média de 1.946 mil t de material foi extraída por mês de janeiro a outubro de 2021. Em comparação, 1.985 mil t  e 2.003 mil t de material foram extraídos em novembro e dezembro, respectivamente. A companhia disse que a estabilidade da área e o desenho de um pushback para repará-la foram avaliados por especialistas geotécnicos externos. O pushback extrai 4.7 Mt de estéril, dos quais 2,6 Mt estão fora do projeto que delimita a cava. À parte dos impactos no cronograma da mina, que normalmente é revisado anualmente, os 2,6 Mt de estéril serão adicionados ao material total a ser extraído durante a vida útil da mina a céu aberto. Antes do evento, mais de 140 Mt de material ainda precisavam ser extraídos e, portanto, o material adicional equivale a um aumento inferior a 2%. 

A expectativa da Atlantic Nickel é de processar 6,4 Mtpa de minério e produzir cerca de 19 mil t NiEq de concentrado em 2022. A empresa dará continuidade à expansão subterrânea da mina Santa Rita, com atividades que incluem: Avanços na sondagem do Recurso subterrâneo; Perfuração geotécnica e estudos adicionais para método sublevel caving; Perfuração metalúrgica e teste suplementares; Conclusão de vários estudos de trade-off; Entrega de um estudo de pré-viabilidade no primeiro semestre de 2023. 

Além disso, a operação pretende avançar na exploração dessa região, com seu foco principal sendo a sondagem e declaração de recursos do projeto Palestina, o ponto de exploração a céu aberto mais avançado. O projeto Palestina fica a aproximadamente 25 km da Atlantic Nickel, com fácil acesso à planta de beneficiamento. "2021 foi um ano marcante para a Atlantic Nickel. Estou realmente impressionado com os esforços de nossos empregados, parceiros de negócio e comunidades locais, e sua capacidade de enfrentar os contínuos desafios relacionados à pandemia de COVID-19”, disse Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brasil. O executivo disse ainda que a Atlantic Nickel alcançou receita e EBITDA recordes, e, agora, possui seu balanço patrimonial mais resiliente de todos os tempos, mantendo o melhor desempenho de segurança do setor. “Essas bases sólidas nos posicionam para aproveitar o alto potencial de crescimento do ativo, que já é uma das maiores operações de níquel sulfetado do mundo. Temos muito mais a realizar em 2022 e tenho confiança na capacidade das nossas equipes de entregar mais um ano recorde.”