Práticas socioambientais reconhecidas no projeto Piauí
A Brazilian Nickel PLC anunciou que o seu local do Projeto Níquel no Piauí recebeu a Marca de Níquel em reconhecimento às suas práticas socioambientais responsáveis. O Projeto Piauí Níquel é o primeiro do Brasil a obter a certificação Nickel Mark. A companhia passa a ser a única operação a receber a certificação Nickel Mark nesta fase de produção, ou seja, o projeto PNP1000 da Brazilian Nickel tem o compromisso com altos padrões ESG em todas as etapas do processo de mineração, além de fornecer uma base sólida para o Projeto Piauí Níquel (PPN). A Brazilian Nickel se dedica a manter e aprimorar suas operações sustentáveis e de baixo carbono à medida que o projeto avança no desenvolvimento e na produção em grande escala.
Em conjunto com a contribuição da empresa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e iniciativas ESG, a Marca do níquel demonstrará ainda mais o compromisso da Brazilian Nickel em trabalhar para atingir metas globais de zero emissões líquidas e reduzir as emissões de carbono. A abordagem multimetais da marca de cobre inclui a marca de zinco, bem como a marca de molibdênio e a marca de níquel. Os produtores destes metais podem utilizar a estrutura de garantia da marca do cobre para alcançar a sua respetiva ‘Marca’. A estrutura de garantia Copper Mark visa promover práticas de produção responsáveis ao longo das cadeias de valor dos minerais cobertos.
Para serem verificadas para Nickel Mark, as operações são avaliadas e verificadas de forma independente em relação a 32 critérios de produção responsável, incluindo emissões de gases de efeito estufa, saúde e segurança da comunidade, respeito pelos direitos indígenas e integridade empresarial. Mais informações sobre os critérios e destinatários atuais da Copper Mark e Nickel Mark podem ser encontradas aqui em https://bit.ly/3ydJTsg. “Estou muito satisfeito que, após uma auditoria externa rigorosa, tenhamos recebido a Marca Nickel, certificando que a empresa promove práticas de produção e fornecimento sustentáveis e responsáveis. Também destaca a dedicação da empresa em fornecer um fornecimento seguro e sustentável de níquel – um mineral crítico – para ajudar na transição verde global”, disse Mark Travers, CEO da Brazilian Nickel.
Para o CEo, as fortes práticas e iniciativas de sustentabilidade da companhia, juntamente com o método de produção de baixo carbono no projeto, significam que a empresa segue firme para um fornecimento futuro de níquel e cobalto que beneficiará os usuários finais, o meio ambiente e as pessoas nas comunidades em que atuamos. Michèle Brülhart, Diretora Executiva da Marca do Cobre, disse: “O Projeto Piauí Níquel é o primeiro local no Brasil a participar de nossa estrutura de garantia para cobre, níquel, molibdênio e zinco em geral, e o primeiro local a obter a Marca do Níquel como um autônomo. Nossos parabéns à equipe do Piauí Nickel Project e estamos muito satisfeitos por eles abraçarem nossos princípios de transparência, simplicidade, colaboração, inclusão e melhoria contínua”.