CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Planta para reciclagem de baterias

06/07/2022
A reciclagem de baterias é um passo importante para reduzir a pegada de CO2 dos veículos elétricos.

 

A BASF vai construir uma planta para reciclagem de baterias em escala comercial em Schwarzheide, na Alemanha. A unidade fortalecerá a produção de materiais catódicos ativos (CAM) e o centro de reciclagem da BASF em Schwarzheide. O local tem diversos fabricantes de carros elétricos e produtores de células na Europa Central, o que viabiliza o empreendimento. O projeto criará cerca de 30 novos postos de trabalho de produção, com início de operação previsto para o início de 2024.

A produção de massa negra é o primeiro passo no processo de reciclagem das baterias e tem como base o tratamento mecânico delas. A massa negra produzida possui altas quantidades dos principais metais utilizados para produzir CAM: lítio, níquel, cobalto e manganês. A massa negra é a matéria-prima para a refinaria hidrometalúrgica comercial de reciclagem de baterias que a BASF planeja construir em meados desta década. "Com o investimento na planta de massa negra de reciclagem de baterias em escala comercial, damos o próximo passo para estabelecer na BASF toda a cadeia de valor de reciclagem de baterias. Isso nos permite otimizar o processo de reciclagem de ponta a ponta e reduzir a pegada de CO2", afirma Peter Schuhmacher, presidente da divisão de Catalisadores da BASF. "O ciclo fechado de baterias esgotadas até o CAM para novas baterias oferece suporte a nossos clientes ao longo de toda a cadeia de valor da bateria, reduz a dependência de matérias-primas mineradas e permite uma economia circular."

A reciclagem de baterias é um passo importante para que a BASF reduza a pegada de CO2 dos veículos elétricos. A iniciativa busca atender aos requisitos de políticas ambiciosas e voltadas para a circularidade, previstas no Regulamento de Baterias da UE proposto, que determina a eficiência de reciclagem das baterias de íon-lítio, bem como a recuperação de materiais e metas de conteúdo reciclado para níquel, cobalto e lítio.