Mosaic Fertilizantes divulga relatório com avanços

20/07/2022
O relatório traz quatro áreas prioritárias definidas globalmente.

 

A Mosaic Fertilizantes publicou relatório ao Pacto Global das Nações Unidas, que contempla as ações e investimentos realizados, em 2021, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. “As temáticas ambientais, sociais e de governança são transversais à estratégia e missão corporativa da Mosaic Fertilizantes, sendo consideradas prioritárias pela nossa gestão. Temos um comitê ESG, que atua de forma responsável e segura na supervisão da performance de dezenas de projetos em nove temas materiais de sustentabilidade, liderado pela presidente da companhia, Corrine Ricard”, explica Arthur Liacre, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes.

O relatório traz quatro áreas prioritárias definidas globalmente: a de Pessoas visa criar ambiente diverso e inclusivo, onde a Mosaic estabeleceu força-tarefa mundial para criar novas metas de diversidade. No Brasil, promoveu, em 2021, ações a fim de valorizar as comunidades e conscientizar os profissionais quanto à importância de cultivar um ambiente de trabalho colaborativo e inovador. No último ano, 1.078 líderes da companhia concluíram o treinamento Inclusão Consciente.

Além disso, a Mosaic implementou o projeto “Elas na Indústria”, em parceria com o Senai, que proporcionou a formação de mulheres da comunidade de Uberaba (MG) para atuarem na área de operações, sendo três delas contratadas. Além disso, lançou seu primeiro programa de Estágio Afirmativo, focando em pessoas negras e mulheres e a implantação de 410 projetos para reduzir ou eliminar as condições de risco para as pessoas em todas as suas operações.

Na área denominada Sociedade, a Mosaic desenvolveu parcerias que promovessem oportunidade socioeconômica das localidades onde atua. A empresa, por meio do Instituto Mosaic, desenvolveu 31 iniciativas nas áreas de água, alimentação, educação e desenvolvimento social (os quatro pilares que guiam as ações da instituição), com oito programas sociais e 46 mil pessoas impactadas. Também beneficiou 91 mil pessoas por meio de 227 ações de seu programa interno de voluntariado, para atender às comunidades com a ajuda de 800 voluntários fixos e mais de 1.200 pontuais. Em uma delas, Combate à fome nas Américas, realizada em setembro, foram arrecadadas 101 toneladas de alimentos e o Instituto Mosaic dobrou a quantidade comprando alimentos no comércio local.

Na área de Meio Ambiente, a Mosaic Fertilizantes promoveu diversos programas no suporte técnico aos produtores rurais na adoção de práticas que possam reduzir as emissões de GEE, além de promover a conservação da água e da biodiversidade. Alguns dos projetos são o Bifequali Transferência de Tecnologia, da Embrapa, que contribui na redução de pastagens degradadas e intensificação da pecuária; o Integra-Zebu: desenvolvido em parceria com ABCZ, que orienta produtores de pequeno e médio portes na melhoria da renda e adoção de práticas de intensificação da pecuária, incluindo a Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); e o Pró-Carbono, feito em parceria com a Bayer, para orientação de práticas agrícolas sustentáveis e auxílio dos agricultores em futuras negociações de créditos de carbono, que contou em 2021 com 129 participantes, que replicaram os conhecimentos e impactaram 220 mil pessoas.

A Mosaic deu continuidade ao trabalho de extensão rural a partir da instrução e assistência técnica para o melhor manejo e aplicação de nutrientes no campo, tendo como premissa os 4C’s - fonte correta, dose correta, local correto, momento correto. Nos processos de produção, a Mosaic Fertilizantes também intensificou suas ações com objetivo de reduzir as emissões de GHG e o uso da água. Na área de GHG, a empresa reforçou projetos para atender as metas de redução de emissões de 2025 (20% por toneladas de produto segundo ano base de 2018), e estabeleceu uma meta de emissões líquidas zero até 2040 para Escopos 1 e 2. Como parte das ações para diminuir as emissões, estão projetos de eletrificação e redução de uso de combustíveis fósseis

Nesse último ano, a Mosaic reforçou o Programa Vazamento Zero, fortalecendo a segurança dos processos com foco em três áreas: integridade mecânica, gestão de risco, compromisso e ações preventivas e corretivas. Entre 2020 e 2021, foi registrada redução de 50% na taxa de frequência de acidentes ambientais de maior severidade. Ainda na área ambiental, a companhia manteve mais 11 projetos com o escopo de redução do consumo de água nova em andamento, com destaque para o Edital da Água, programa que visa apoiar organizações a implementar soluções criativas para questões relacionadas à água.

Na última área denominada Negócio, a Mosaic adotou os programas MRE 60 em 2021, que promove eficiência operacional, autonomia de processos, tomada de decisão e redução de custos de produção; e o Sustentabilidade na Cadeia de Valor, em conjunto com o Instituto Ethos, para capacitar fornecedores na adoção de práticas sustentáveis na estratégia de negócios. Além disso intensificou a implementação da ferramenta para a triagem de fornecedores e clientes para aprimorar a governança em relação ao cumprimento e conformidade com as leis, inclusive trabalhistas e ambientais dos parceiros de negócio.  Há mais de dez anos, as ações são reportadas por meio de relatórios globais, reconhecidos internacionalmente, como o Global Reporting Initiative (GRI) e o Carbon Disclosure Project (CDP Worldwide).

Direto da Fonte