ICMM publica guia para empresas definirem metas do Escopo 3

13/12/2023
O guia do ICMM define princípios de definição de metas adaptados às considerações específicas do setor minero-metalúrgico

 

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) acaba de publicar orientações para apoiar empresas de mineração e metais a definirem metas de impacto de curto, médio e longo prazos para reduzir suas emissões de Escopo 3. As ‘Orientações para definição de metas de emissões do Escopo 3 (https://www.icmm.com/en-gb/guidance/environmental-stewardship/2023/scope-3-target-setting) mostram a importância da transparência e do envolvimento com fornecedores, clientes, investidores e reguladores na definição de metas, para ajudar a acelerar a redução de emissões em todo o processo da cadeia de valor.

As emissões de Escopo 3 são uma área crítica de foco para a indústria de mineração e metais e representam até 95% das emissões totais de uma empresa, em comparação com 75% em outros setores. O guia lançado pelo ICMM define princípios de definição de metas adaptados às considerações específicas do setor minero-metalúrgico, e baseia-se nos atuais quadros regulamentares da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e da Austrália, bem como nas orientações do Grupo de Peritos de Alto Nível das Nações Unidas sobre Compromissos de emissões líquidas zero de entidades não estatais. Reconhecendo as diferenças inerentes às matérias-primas e às cadeias de valor, o guia fornece um contexto específico da mineração e dos metais em torno das abordagens habitualmente utilizadas. O documento estabelece um quadro robusto para as empresas melhorarem os seus objetivos à medida que as suas capacidades amadurecem ao longo do tempo, além de estabelecer práticas líderes em quatro estágios de maturidade, com cada estágio delineando expectativas mínimas em cinco dimensões principais: contabilidade e relatórios, identificação de “pontos críticos” de emissões, integração e alinhamento de negócios, avaliação de caminhos de descarbonização e governança organizacional.

“Assim como as discussões na COP28 deixaram claro, cada setor é responsável por compreender a sua parte em um sistema mais amplo e ir além das fronteiras para descobrir soluções que reduzam as emissões. Sendo produtos de base em quase todos os setores, desde energias renováveis e transportes sustentáveis, até à construção e tecnologia, os metais e minerais são fundamentais para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para cumprir as metas do Acordo de Paris”, disse Rohitesh Dhawan, presidente e CEO do ICMM. Para Dhawan, o guia mostra a dedicação dos membros do ICMM em compreender completamente as emissões de sua cadeia de valor e sua capacidade de influenciar mudanças. Ao colaborar com clientes, fornecedores, investidores e reguladores, os membros do ICMM pretendem reduzir as emissões de acordo com as metas climáticas globais. Dhawan pede que todas as empresas minero-metalúrgicas adotem o guia e determinem as próprias metas para a redução de emissões do Escopo 3.

Em 2021, os membros do ICMM comprometeram-se a atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) dos Escopos 1 e 2 até 2050 ou antes, em linha com as ambições do Acordo de Paris. Também se comprometeram a reportar as emissões de âmbito 3 e a estabelecer metas de redução até o final de 2023 ou o mais rapidamente possível. Progressos significativos foram feitos em direção a esses compromissos, e os membros continuam focados em cumprir seus marcos de curto e médio prazos.

Em setembro de 2023, o ICMM publicou Orientações para contabilidade e relatórios de emissões de Escopo 3, estabelecendo uma estrutura padronizada para empresas de mineração e metais calcularem e divulgarem emissões da sua cadeia de valor. Esta nova orientação para definição de metas baseia-se nesses princípios de contabilidade e relatórios.

Direto da Fonte