IBRAM vai lançar versão atualizada de Inventário de GEEs do setor

24/05/2024
O inventário permite identificar os impactos das atividades operacionais, além de estabelecer estratégias, planos e metas para a redução das emissões de GEE

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lança no próximo dia 28 de maio, a partir das 10h, a nova edição do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do setor mineral 2024 – Ano base 2022, no SHIS QI 12 conjunto zero casa 4 – Brasília (DF). O documentário é considerado crucial para que as organizações contribuam efetivamente para o combate às mudanças climáticas. O inventário permite identificar os impactos das atividades operacionais, além de estabelecer estratégias, planos e metas para a redução das emissões de GEE. Esta publicação orientará ações futuras, promovendo estratégias de desenvolvimento de baixo carbono.

O primeiro inventário lançado pelo IBRAM sobre GEE ocorreu em 2009, seguido de uma edição atualização em 2012. O inventário desse ano conta com a parceria da Way Carbon e traz aperfeiçoamentos na metodologia e destaca o maior envolvimento das mineradoras associadas e demais do setor. A mineração brasileira abraçou a causa da transição energética e tem intensificado sua atuação em sintonia com este objetivo. “O Inventário de GEE de 2024 será um avanço para o setor definir as melhores estratégias para ações futuras de descarbonização de suas atividades”, diz o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

Para Jungmann, a mineração tem papel fundamental na busca por soluções sustentáveis, de modo a contribuir decisivamente para o desenvolvimento da economia verde. As mineradoras associadas ao IBRAM já realizam há anos programas voltados à mitigação dos GEE, de ampliação de uso de

energia limpa, entre outras iniciativas. Este movimento setorial está entre os compromissos da Agenda ESG da Mineração do Brasil, que o Instituto e seus associados desenvolvem nos últimos anos. As inscrições para acompanhar o lançamento do inventário de GEE do IBRAM podem ser feitas pelo https://ibram-eventos.com.br/enrollment/F/lancamento-inventario-setorial-gee-na-mineracao/71.

Direto da Fonte