Gripmaster fornece pneu para caminhão da XCMG

20/10/2022
Os pneus e o sistema de monitoramento de temperatura e pressão (TPMS) da Gripmaster foram montados na roda original do veículo.

 

A partir do segundo semestre de 2022, a Gripmaster vai fornecer pneus para testar o primeiro caminhão elétrico da XCMG, o modelo XDR80TE, a ser operado no Brasil. A parceria foi concretizada depois que a XCMG buscou no mercado OTR (fora de estrada) os pneus ideais para uso no primeiro caminhão elétrico a ser utilizado em mina aberta no Brasil. “Fomos procurados pela XCMG para dar suporte técnico na adaptação do caminhão elétrico às condições da operação. Visitamos a mina do cliente e fizemos reuniões técnicas em conjunto. Ao final, encontramos uma solução que irá atender parcialmente, porém de forma segura e imediata, a demanda do cliente”, destaca Alexsandro Berger, gerente comercial internacional da Gripmaster.

Os pneus e o sistema de monitoramento de temperatura e pressão (TPMS) da Gripmaster não necessitaram mudança ou adaptação no setup do caminhão da XCMG e foram montados na roda original do veículo. O caminhão elétrico está pronto para operar nas condições e nos parâmetros de operação da mina. Alexandre Sulivan, gerente de projetos da XCMG Brasil, destaca que o setup original de fábrica do modelo XDR80TE, que é um caminhão elétrico basculante de mineração, condiz com as demandas e condições de operação mais comuns em mineração especialmente na Ásia onde a XCMG tem maior presença de mercado. “No entanto, aqui no Brasil, existem algumas particularidades as quais esse set original eventualmente não irá atender plenamente. Nessa operação específica o caminhão deve estar apto a rodar com velocidade de 40-50 km/h em média. Os pneus originais de fábrica atendiam somente até 10-15 km/h. Porém, encontramos junto com a Gripmaster uma solução rápida e viável para elevar a velocidade média para 25 km/h com capacidade e carga condizente à especificação do caminhão elétrico sem qualquer comprometimento com a segurança”, explica Sulivan.

Para atender 100% da demanda da XCMG, a Gripmaster está desenvolvendo um novo pneu, que poderá circular a uma velocidade média de 40 km/h para a mesma capacidade de carga. “Nosso objetivo é ratificar junto ao cliente nosso DNA e nos posicionarmos como parceiro preferencial da marca para desenvolvimento de soluções de mobilidade fora de estrada”, afirma Alexsandro Berger.

A iniciativa da Gripmaster busca dar suporte ao cliente por soluções sustentáveis, sempre priorizando a segurança, para a obtenção de resultados expressivos na redução de gases poluentes ao meio ambiente. “É um projeto que reflete na prática os valores da Gripmaster, que é oferecer uma operação cada vez mais limpa, segura e sustentável, impactando também diretamente na produtividade de forma inovadora”, completa Alexsandro Berger.

Direto da Fonte