Buritirama planeja investir R$ 1 bilhão em cinco anos

21/03/2023
Plano de expansão para aumentar a atual produção de 2,5 milhões de toneladas de manganês nos próximos anos

 

A Buritirama Mineração anunciou plano de expansão para aumentar a atual produção de 2,5 milhões de toneladas de manganês nos próximos anos. A expectativa da empresa é incrementar em até 300 mil toneladas/ano a produção da mina de Marabá, por meio de investimentos em sua planta de sinterização, que transforma rejeitos e minérios de baixo teor em produtos de alta qualidade.

Os planos de expansão envolvem novos projetos em Rondônia, Amazonas, Minas Gerais e Bahia. “São jazidas com reservas de médio porte, mas que têm capacidade de ampliar, significativamente, a produção da companhia nos próximos anos”, afirma João Araújo, presidente do conselho de administração da Buritirama. Para isto, a Buritirama planeja investir R$ 1,0 bilhão nos próximos cinco anos, em ações ligadas, especialmente, à tecnologia e inovação. O objetivo é melhorar a eficiência produtiva e a recuperação metálica do minério, além de garantir a viabilização e manutenção de iniciativas ligadas ao conceito ESG.

João Araújo afirma que as três letras do ESG são pilares que ganham cada vez mais espaço no dia a dia da companhia e de seus colaboradores. “A própria planta de sinterização é um exemplo disso, pois nos possibilita o reaproveitamento de rejeitos e de minério de baixo teor”, diz. Mas a Buritirama  realiza outras iniciativas no planejamento, como novas contratações e demais projetos de verticalização, para levar mais sinergia e confiabilidade ao sistema operacional. “Estimamos que, para isso, serão necessários investimentos na ordem de bilhões de reais, que serão alocados no pipeline em desenvolvimento”, completa.

Direto da Fonte