CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Apoio a projeto que homenageia Vander Lee

17/11/2021
O show acontecerá no alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG)

 

Com patrocínio da AngloGold Ashanti, a Orquestra Ouro Preto homenageará, no próximo dia 27 de novembro, o cantor e compositor Vander Lee (1966 - 2016). O show acontecerá no alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG) e será transmitido, gratuitamente, às 20h30, no canal da Orquestra no YouTube. 

A cantora Laura Catarina, filha de Vander Lee, e o irmão do cantor, Marcos Catarina, dão voz à homenagem a esse importante nome da cena musical mineira e um dos principais compositores da música brasileira. "Cantar as músicas do meu pai com a Orquestra Ouro Preto é a realização de dois sonhos ao mesmo tempo! Sempre amei orquestra e sua potência, sua grandiosidade sonora. Meu pai tinha o sonho de ouvir suas músicas com arranjos de orquestra e não pôde realizar em vida, então, considero um privilégio representá-lo nesse sonho realizado", destaca a cantora Laura. 

Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o trabalho resgata um dos discos mais emblemáticos da carreira de Vander Lee: "No Balanço do Balaio", que tem uma diversidade rítmica enorme, além de ser uma ode à mineiridade. Retrata o cotidiano da capital mineira com uma poética sensível, intensa e popular, de maneira que nenhum outro compositor fez. Suas letras demonstram uma intimidade com uma cidade e cultura, com uma musicalidade genuinamente brasileira", completa o Maestro Rodrigo Toffolo. Lançado em 1999, o disco traz o sotaque mineiro em letras e versos que passam por temáticas do cotidiano da cidade, como o trajeto ao trabalho em ônibus lotado, apelidado pelos belo-horizontinos de "balaio", as torcidas dos times do coração até os encontros românticos. 

"Contribuir para a realização de obras da Orquestra Ouro Preto é sempre motivo de muito orgulho para nós. Porém, desta vez, a alegria é maior ao podermos contemplar mais um artista mineiro que levou nossa cultura para além das montanhas de Minas, o Vander Lee. E o palco também é especial para nós: o Santuário da Serra da Piedade, ao lado de uma de nossas principais reservas ambientais e no município de Caeté, que gentilmente hospeda nossa empresa", afirma Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.