Razão Social
Vallourec Tubos do Brasil Ltda. - Unidade Mineração
www.vallourec.com/br
Composição Acionária
Vallourec Tubos do Brasil (holding) e Vallourec Tubes.
Fatos relevantes em 2023
Após obter as licenças para operar a pilha de rejeito de Cachoeirinha, no final do segundo trimestre de 2023, a mina Pau Branco retomou as atividades de produção em ritmo normal.
As atividades haviam sido suspensas no primeiro trimestre de 2022, após um carreamento de material de uma pilha de rejeitos, que interrompeu o tráfego em uma estrada próxima. Em maio de 2022, a Vallourec reiniciou parcialmente as operações, obtendo permissão para usar uma pilha alternativa de rejeitos, o que levou a uma redução de produção para 4 milhões t em 2022.
Produção em 2023
Minério de ferro: aproximadamente 7,0 milhões t
Minas e usinas em atividade
Mina Pau Branco, em Brumadinho (MG), onde produz hematita, goethita e itabiritos. A lavra a céu aberto teve início em 1982.
O beneficiamento é realizado na ITM1, com capacidade nominal de alimentação de ROM em torno de 1.000 ton/h gerando quatro produtos: NPO, HTT, SF e PF. A capacidade produtiva é de 8,7 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
A Instalação de Tratamento de Minério de Ferro (ITM1) consiste em uma instalação de Beneficiamento a Úmido. Envolvidos nesse processo de Tratamento de Minério encontram-se as operações de Britagem, Peneiramento a Úmido Hidrociclonagem, Jigajem e Separação Magnética, Espessamento, Sistema de Utilidades e Filtragem de rejeitos.
A Vallourec Mineração é pioneira no processo de filtragem de rejeitos no Brasil, que consiste em eliminar a utilização de barragem de rejeitos por meio do equipamento Filtro Prensa. O rejeito passa por uma etapa de filtragem, a água oriunda da filtragem é reaproveitada no processo produtivo da ITM1 e o rejeito é direcionado até a pilha de disposição de rejeito.
Projetos de expansão
No final de 2024 a Vallourec deve concluir a Fase 1 do seu projeto de expansão, no qual investe cerca de 20 milhões de euros.
A empresa planeja para 2027 a operação da Fase 2 de extensão da vida útil da mina, para a qual estão previstos investimentos de 120 a 125 milhões de euros. Atualmente a empresa está tramitando com os pedidos de licença ambiental para a expansão