Yara quer UE menos dependente da Rússia

17/10/2022
Para a empresa, uma indústria europeia de fertilizantes forte é crucial não só para garantir a segurança alimentar, mas também para liderar a transição verde.

 

A Yara solicitou à União Europeia e aos governos nacionais que ajam urgente e decisivamente para garantir que a Europa reduza, e não fortaleça, sua dependência da Rússia para alimentos e fertilizantes. Para a empresa, uma indústria europeia de fertilizantes forte é crucial não só para garantir a segurança alimentar na Europa e em nível mundial, mas também para garantir que a Europa possa continuar a liderar a transição verde. “É imperativo que a guerra na Ucrânia não destrua o trabalho em direção a um futuro net-zero. É impensável que alcancemos as metas climáticas sem uma indústria europeia forte e verde. Em vez de enfraquecer a posição da indústria europeia de fertilizantes, que é pioneira na descarbonização, precisamos de esforços maciços e coordenados para atingir zero emissões e, ao mesmo tempo, reduzir nossa dependência da Rússia”, diz Svein Tore Holsether, presidente e diretor executivo. oficial da Yara.

A produção reduzida na Europa afeta a disponibilidade mundial de fertilizantes e tem consequências negativas diretas para o sistema alimentar global e a segurança alimentar. Os fertilizantes produzidos na Europa têm uma pegada de carbono que é apenas metade das médias globais, também em comparação com os fertilizantes russos. A Yara se une ao Parlamento Europeu e a outras partes interessadas para pedir uma estratégia da UE para fertilizantes. Uma estratégia para a indústria europeia de fertilizantes é, portanto, um passo crucial para garantir a autonomia estratégica da Europa em alimentos e agricultura. O pacote de soluções da UE para a indústria europeia de fertilizantes deve incluir medidas paraL 1) garantir o acesso contínuo ao gás natural, combustível fundamental para a produção de fertilizantes e também é crucial para diminuir o impacto ambiental de outros setores; 2) Acelerar o uso de energia renovável. A transição para uma produção de fertilizantes mais sustentável e usando energia limpa e nutrientes recuperados requer investimentos em larga escala. A inovação e o apoio ao investimento devem ser destinados ao setor de fertilizantes para atender aos três objetivos de acelerar a descarbonização; reduzindo nossa dependência de combustíveis fósseis; e reduzindo nossa dependência da Rússia. 3) Reforçar a autonomia estratégica da Europa em fertilizantes. As autoridades europeias devem priorizar o fornecimento de matérias-primas para a produção europeia de fertilizantes para evitar novas dependências, em vez de reduzir as barreiras ou as importações de fertilizantes acabados da Rússia ou de outros lugares. A Comissão deve também monitorar e controlar os volumes de fertilizantes que chegam à Europa provenientes da Rússia, especialmente porque os fertilizantes russos têm cerca do dobro das emissões de fertilizantes produzidos na Europa.

Direto da Fonte