Volvo apresenta FM Electric na FENATRAN 2022

08/11/2022
O caminhão pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora.

 

A Volvo apresenta, durante a FENATRAN 2022, um caminhão pesado 100% elétrico denominado FM Electric, com zero emissões e voltado para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 km. A transportadora não tem data prevista ainda para começar a vendê-lo no mercado brasileiro. “Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. 

O FM Electric está disponível com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas e pode ser combinado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. O veículo possui suspensão a ar em todos os eixos e é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). “É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

No final de uma jornada de trabalho, o FM Electric pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. “Os pontos de recarga são definidos em conjunto com os transportadores, de acordo com o perfil da rota, distância e peso da carga”, explica Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

Alto desempenho 

O FM Electric tem potência de até 490 kW (660hp). Equipado com a consagrada caixa de câmbio I-Shift, é um veículo para uma série de diferentes operações: desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

O caminhão da Volvo não emite gases e tem baixíssimo nível de ruído, um ponto positivo para executar tarefas urbanas noturnas, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais. Pode até ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo. Outro atributo importante é que o veículo oferece pouca vibração, garantindo um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas que passam longas horas dentro da cabine. A reciclabilidade do FM Electric é alta. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

A Volvo tem a meta de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040 e, desta forma, se antecipar aos pactos governamentais com este objetivo. “Isso passa por várias tecnologias, como motores de combustão cada vez mais avançados, usando combustíveis de origem não fóssil; caminhões elétricos à bateria e caminhões elétricos movidos por células de hidrogênio, para percorrer distâncias mais longas. É uma jornada complexa, mas estamos seguindo globalmente a passos largos em todas essas direções”, assegura Lirmann. “Nossos engenheiros estão continuamente projetando veículos cada vez mais limpos e oferecendo novas formas de melhorar a capacidade de transporte, sempre associando com recursos sustentáveis. O compromisso da Volvo com a sociedade e o planeta é de longa data”, reforça Holzmann. Ele lembra que o Brasil tem um grande potencial para essa tecnologia, seja pela grande vocação na produção de energia limpa, ou pelo interesse demonstrado pelos transportadores e embarcadores em busca de soluções cada vez mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente.

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