Vale reduz emergência da B3/B4 para nível 2

06/12/2022
O avanço do processo de descaracterização da barragem, com a remoção de mais de 50% dos rejeitos, melhorou as condições de estabilidade da estrutura.

 

A Vale informa que a barragem B3/B4, localizada em Nova Lima (MG) passou de condição crítica de segurança do nível de emergência 3 para 2. O avanço do processo de descaracterização da barragem, com a remoção de mais de 50% dos rejeitos, melhorou as condições de estabilidade da estrutura e possibilitou a redução do nível de emergência.

A Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura em nível 2 de emergência ficará evacuada e a liberação de acessos à área de ZAS seguirá legislação e revisão dos órgãos competentes. A descaracterização da barragem continuará a ser realizada por equipamentos operados remotamente e com previsão para conclusão em 2025. A Vale prevê reduzir o nível de emergência para 1 até o final de 2023.

A Vale tem compromisso em eliminar as estruturas a montante no Brasil. Em 2022, a mineradora já eliminou 12 estruturas, o que representa 40% do programa de descaracterização da Vale. A redução de nível da barragem B3/B4 é um importante marco para a Vale e em linha com a expectativa de não ter nenhuma barragem em condição crítica de segurança (nível 3 de emergência) até 2025.