Produção suspensa temporariamente em Santa Bárbara

23/08/2023
A unidade operava com resultados operacionais negativos e alto custo crescente

 

A AngloGold Ashanti suspendeu temporariamente a produção em Córrego do Sítio (CDS), em Santa Bárbara (MG). A unidade operava com resultados operacionais negativos e alto custo crescente ao longo dos últimos anos. Desta forma, a companhia resolveu, após diversos estudos de alternativas, paralisar a operação. O processo de suspensão, iniciado em 23 de agosto, é temporário e será reavaliado de modo sistemático ao longo dos próximos anos.

A mineradora ressalta que apenas a produção da unidade está suspensa, enquanto as atividades essenciais de monitoramento de segurança, controle ambiental, manutenção e conservação dos ativos, além do monitoramento patrimonial, estão mantidas. As estruturas geotécnicas, como barragens e pilhas, continuarão a ser gerenciadas e monitoradas normalmente, conforme a legislação. Além disso, o projeto de descaracterização da Barragem de CDS II será mantido até a sua finalização. Todas as estruturas estão seguras e estáveis.

A AngloGold Ashanti considera o desligamento da operação a última alternativa, após análises de todas as possibilidades de reestruturação e reaproveitamento interno de profissionais. A CDS manterá equipes trabalhando para as atividades que serão continuadas. Além disso, outros empregados estão sendo realocados internamente. Com o final deste processo, parte dos empregados tiveram contrato de trabalho encerrado. Apesar da suspensão temporária da operação Córrego do Sítio (CDS), a AngloGold Ashanti Brasil continua trabalhando por seus resultados em suas outras unidades no Brasil. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1 bilhão em 2023 e mais de 3,3 mil empregos continuam sendo gerados. A AngloGold Ashanti ressalta que mantém seu compromisso com as obrigações de qualquer natureza, sejam legais, ambientais ou regulatórias.

Direto da Fonte