Gold Fields e AngloGold podem criar maior JV

21/03/2023
Joint venture em Gana consolidará operação Tarkwa com a mina Iduapriem e criará a maior mina de ouro da África.

 

A AngloGold Ashanti e a Gold Fields se uniram para uma proposta de joint venture em Gana, para consolidar a operação Tarkwa da Gold Fields com a mina Iduapriem da AngloGold, criando a maior mina de ouro da África.

A Gold Fields seria a operadora da JV incorporada, que ficaria sob a bandeira da Gold Fields Ghana. A AngloGold contribuiria com sua participação de 100% na Iduapriem em troca de uma participação acionária na Gold Fields Ghana.

A Gold Fields deteria 66,7% da joint venture, com a AngloGold detendo os 33,3% restantes. “Estamos em lugares semelhantes em todo o mundo, mas por enquanto é nisso que estamos focados”, disse o diretor executivo (CEO) da AngloGold, Alberto Calderon, após o anúncio da joint venture. “Não vamos alimentar nenhuma especulação sobre isso (uma fusão). Não há conversa nem nada do tipo”.

Em 2022, a Gold Fields fracassou em sua oferta para adquirir a Yamana Gold. “A joint venture proposta é uma excelente oportunidade para combinar operações de mineração que são essencialmente parte do mesmo depósito mineral e é algo que a Gold Fields e a AngloGold Ashanti discutiram muitas vezes ao longo dos anos”, disse o CEO interino da Gold Fields, Martin Preece.

A combinação de Tarkwa e Iduapriem liberaria quase 900.000 onças de produção anual de ouro nos primeiros cinco anos, com uma vida útil estimada da mina de pelo menos 18 anos. “A capacidade de otimizar a mineração e o uso de infraestrutura compartilhada em toda a operação combinada resultará em flexibilidade significativa no planejamento da mina, melhorando significativamente a economia da mina e garantindo qualidade e escala de operação que serão de classe mundial”, disse Preence. Para Calderon, a joint venture resultaria em uma das maiores operações de ouro a céu aberto do mundo, em uma jurisdição de mineração proeminente, com valor de longo prazo não apenas para a as empresas, mas para as partes interessadas combinadas em nossas comunidades anfitriãs locais e para todo o Gana”, disse Calderon.