General Motors quer participação minoritária na Vale

09/02/2023
A Vale está separando os ativos de metais básicos de suas operações de minério de ferro e quer um parceiro estratégico ainda no primeiro semestre de 2023

 

A General Motors Co avançou para próxima rodada de licitações por uma participação minoritária na unidade de metais básicos da Vale. A mineradora poderia levantar mais de US$ 2 bilhões com um acordo.

A Vale está separando os ativos de metais básicos de suas operações de minério de ferro e quer um parceiro estratégico ainda no primeiro semestre de 2023. A mudança da Vale tem como objetivo a transição dos combustíveis fósseis, além de estimular a demanda por materiais que são essenciais para a fabricação de baterias de veículos elétricos.

As montadoras têm intensificado os esforços para garantir o fornecimento de níquel e cobre, inclusive por meio de acordos diretos com produtores desses metais. A Vale já fornece diretamente níquel para as baterias da Tesla Inc., enquanto a própria General Motors fechou próprio acordo com a Vale em 2022 para comprar suprimentos do metal.

Em janeiro deste ano, a GM assinou contrato coma Lithium Americas, de US$ 650 milhões, para desenvolver o maior depósito de lítio dos Estados Unidos, na mina Thacker Pass, em Nevada. O acordo dá à General Motors acesso exclusivo à primeira fase de produção, que deve começar em 2026 e fornecer até 1 milhão de veículos elétricos por ano.