Forno de fundição DRI vai substituir altos-fornos

26/10/2022
Combinado a uma planta de redução direta, o forno de fusão DRI substituirá os altos-fornos na produção de gusa.

 

A Metso Outotec está lançando o forno de fundição DRI (ferro de redução direta) para substituir os altos-fornos usados na fabricação de ferro e aço. O forno de fundição DRI é uma solução da empresa voltada para a descarbonização da indústria siderúrgica, que atualmente produz cerca de 8% das emissões globais de dióxido de carbono. “O forno de fundição DRI é uma verdadeira tecnologia inovadora. Isso ajudará a indústria de ferro e aço a atingir suas metas de redução de emissões de CO2 e limitar o aquecimento global. O novo forno de fundição DRI em linha de alta capacidade faz parte da oferta Planet Positive da Metso Outotec, focada em tecnologias ambientalmente eficientes”, diz Jyrki Makkonen, vice-presidente de fundição da Metso Outotec.

Combinado a uma planta de redução direta, o forno de fusão DRI substituirá os altos-fornos na produção de gusa, o que caracteriza uma solução ideal para produtores de aço primário que buscam reduzir as emissões de CO2 com alterações mínimas no restante da siderúrgica. O forno pode ser integrado ao processo Circored à base de hidrogênio da Metso Outotec ou a outros processos de redução direta. “O forno de fundição DRI permite o uso de minério de ferro de alto-forno facilmente disponível em vez de minério de ferro de grau DRI, gerenciando volumes de escória maiores do que os fornos a arco elétrico de fusão de sucata (EAF) são capazes”, explica Timo Haimi, gerente sênior de vendas de Fundição na Metso Outotec.

A tecnologia de forno de fundição DRI é baseada em equipamentos comprovados da Metso Outotec. O forno e produtos relacionados estão completos e prontos para implementação. A empresa irá conduzir testes em escala piloto específicos do cliente nas instalações de pesquisa da Metso Outotec para demonstrar a fundição DRI em larga escala. O desenvolvimento da tecnologia de fundição DRI continua a otimizar ainda mais o processo para matérias-primas específicas do cliente e a complementar a oferta Planet Positive da Metso Outotec para descarbonização da indústria de ferro e aço.

Dentre os benefícios, o forno de fundição DRI da Metso Outotec oferece flexibilidade para qualquer feed DRI; Alta produtividade com capacidade acima de 1,2 milhão de tpa; Produção contínua de metal quente com alta disponibilidade e longa vida útil; Capacidade de lidar com grandes volumes de escória; Possibilidade de alterar a química da escória para obter altos rendimentos de ferro e escória de boa qualidade; Mudanças mínimas na planta de aço existente; e, por último, o gás de fornalha pode ser usado como energia ou em um processo de captura e armazenamento de carbono.

Direto da Fonte