Fênix DTVM vende primeira barra com rastreabilidade

05/04/2023
Barra foi rastreada com plataforma de rastreabilidade do ouro por meio da blockchain Minespider,

 

A Fênix DTVM, organização especializada no mercado de ouro, em parceria com a plataforma de rastreabilidade do ouro por meio da blockchain Minespider, realizou a primeira venda de barra de ouro totalmente rastreada do Brasil. A Fênix e a Minespider vão ampliar o uso da plataforma para todas as cadeias de suprimentos, com o objetivo de garantir que todos os produtos de ouro sejam integralmente rastreados, certificados e documentados. A próxima etapa inclui a integração entre a plataforma Minespider e a infraestrutura digital existente da Fênix. O objetivo é ter 100% de rastreabilidade em todos os fornecedores e operações até o final de 2023. “Queremos mostrar que é possível ser um agregador global de metais, promover a transmissão de uma cultura positiva de originação responsável e garantir que os pequenos e médios mineradores brasileiros sejam respeitados em sua produção de ouro”, afirma Pedro Eugênio Procópio, COO da Fênix DTVM.

A Fênix afirma que a rastreabilidade do ouro vendido é compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social do negócio. “O ouro é um produto amplamente voltado para o consumidor - em jóias ou como investimento - e os consumidores merecem saber que suas decisões de compra não impactam negativamente a saúde ambiental ou os direitos humanos em outros lugares”, diz o CEO da Minespider, Nathan Williams. “A Fênix é um caso exemplar de empresa compradora e centralizadora de ouro que não apenas se empenha em operar com compliance, mas também dá uma história aos seus metais, evidenciando seu valor superior aos metais anônimos.”

A Fênix DTVM faz parte do Grupo FNX, composto por 12 empresas, criado em 2017, e que iniciou as atividades em 2020, crescendo rapidamente até se tornar uma das principais compradoras e centralizadoras de ouro do Brasil. Monal Thakkar, fundador e diretor geral da ASHOKA Global, uma das principais empresas de importação e exportação de metais preciosos do mundo, e compradora da primeira barra de ouro totalmente rastreada do Brasil, destaca a importância da iniciativa: “Nós, da Ashoka, conhecemos a Fênix desde seu início e temos muito orgulho de fazer parte dessa história e mudança de paradigmas, principalmente no que diz respeito à originação responsável do ouro mineral do Brasil”, afirma Monal Thakkar. “A autenticidade da origem do ouro, para nós, que somos grandes players do mercado mundial, é fundamental. Isso fortalece muito nosso relacionamento comercial, pois traz mais transparência ao processo de compra do ouro”.