EuroChem avança 75% com o projeto Salitre

05/06/2023
O projeto Salitre produzirá 1 milhão de toneladas anuais de fertilizantes fosfatados

 

O Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, em Minas Gerais, alcançou 75% de avanço na implantação das plantas químicas do projeto, previsto para ser concluído no primeiro trimestre de 2024. O projeto Salitre produzirá 1 milhão de toneladas anuais de fertilizantes fosfatados, o que equivale a 15% do consumo brasileiro do insumo.

A obra foi retomada em julho de 2022 e o marco de 75% foi alcançado antes do estimado, conta o Vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach. “Alguns desafios são inerentes ao próprio projeto, que ficou dois anos parado em razão da pandemia. Investimos em Salitre para concluí-lo dentro do menor tempo possível. Estamos avançando com segurança, um valor inegociável para nós. O empreendimento é estratégico para a EuroChem, pois nos torna um player na produção de fertilizantes na América do Sul, além de ser relevante para o Brasil, já que Salitre contribuirá com a redução da dependência de fertilizantes fosfatados importados, fortalecendo a competitividade do nosso agronegócio e em linha com o Plano Nacional de Fertilizantes”, afirma Horbach.

A segunda etapa do projeto Salitre engloba a implantação de plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, o alteamento de uma das estruturas geotécnicas e o comissionamento da instalação. “Notamos um avanço expressivo na montagem eletromecânica das torres de resfriamento, das plantas de fusão e estocagem de enxofre, das unidades de acidulação e das misturadoras. Os equipamentos desses setores estão em pré-comissionamento. As principais atividades de movimentação de cargas foram finalizadas e 95% dos maquinários necessários para o funcionamento da planta já foram entregues”, assinala Horbach. 

Em parceria com o SENAI e prefeituras municipais da região do Complexo Salitre (Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Patrocínio), a EuroChem contribui com a mão-de-obra da região, ao oferecer para 180 pessoas curso de Qualificação Profissional em Operadora ou Operador de Processos Químicos, que deve ser concluído no mês de agosto. “Temos o compromisso de compartilhar valor com as comunidades que nos recebem, promovendo o desenvolvimento sustentável de toda a região através de investimentos sociais voluntários alinhados ao negócio”, conclui.

A EuroChem Salitre é a primeira unidade de mineração do Grupo fora da Europa – a empresa possui outras quatro minas, além de nove plantas químicas com capacidade de produção de 20 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, auxiliando na produção de alimentos para a população mundial.