Carregadeira 100% elétrica estreia na mina Cuiabá

06/03/2024
O equipamento elétrico é zero carbono, funciona a baterias e tem sistemas com baixas emissões de calor e ruídos

 

A AngloGold Ashanti inicia em março a operação da carregadeira 100% elétrica na mina Cuiabá, no município de Sabará (MG). Comparado com o modelo convencional, o equipamento elétrico é zero carbono, funciona a baterias e tem sistemas com baixas emissões de calor e ruídos. A carregadeira elétrica tem ainda aumento potencial de 8% em sua capacidade de carregamento, em razão do ganho em velocidade e deslocamento gerado pelo torque instantâneo. O veículo que iniciará a operação na mina subterrânea Cuiabá é o primeiro 100% elétrico a trabalhar nesse ambiente, com profundidade de mais de 1.600 metros. “Este é mais um importante passo na estratégia de descarbonização da AngloGold Ashanti com foco em nossos pilares de sustentabilidade e inovação. Já temos implementados na mina Cuiabá o sistema autônomo de carregamento (tele-remote) e o sistema de monitoramento de pessoas no subsolo (people tracking), além da perfuração autônoma. Agora, estamos adquirindo a primeira máquina 100% elétrica para subsolo”, comenta Luis Otávio de Lima, diretor das Operações Cuiabá.

A AngloGold Ahanti visa zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e, para isto, em 2022, já conseguiu reduzir em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO), na comparação com o ano anterior. Para chegar a este cenário, a mineradora de ouro manteve 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fonte renovável certificada, sem emissões de carbono associadas. Outros projetos de eletrificação da frota estão em andamento para o alcance das novas metas. “A implantação de um equipamento como este proporciona ganhos que vão além dos operacionais. Os benefícios ambientais e em segurança reafirmam o compromisso da AngloGold Ashanti em promover uma mineração cada vez mais sustentável”, comenta Othon de Villefort Maia, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti.

A carregadeira 100% elétrica que irá operar na mina Cuiabá é uma Epiroc Scooptram ST14, com tecnologia que oferece um funcionamento mais silencioso e eficiente, sem a emissão de gases. “Isso não só melhora a segurança e a produtividade, mas também reduz significativamente os custos operacionais. Ela é movida a baterias de íon-lítio que podem ser trocadas no próprio local para uma operação contínua pelo tempo que for necessário”, explica André Balhestero, gerente Nacional de Vendas da Epiroc. Todos os componentes sujeitos a manutenção, tais como filtros e blocos de válvulas e pontos de lubrificação diários são de fácil acesso, o que permite intervalos mais longos entre manutenções. A redução da quantidade de partes móveis em relação a um motor a diesel também contribui para um menor custo total de manutenção.

A carregadeira contribui também para uma redução de aproximadamente 9.120 litros de óleo diesel/mês, o que corresponde a uma queda de 500 kg de emissões de CO2 durante um turno de 6 horas e de 285 toneladas ao longo de um ano. O valor deste investimento inicial é de aproximadamente R$ 11 milhões, para um período de 18 meses de locação, e de mais R$ 2,7 milhões em infraestrutura. Posteriormente, a AngloGold Ashanti pretende eletrificar a frota de carregadeiras da empresa e levar a tecnologia para caminhões que transportam minérios. Veículos leves e frota de apoio também podem estar no escopo, futuramente. O planejamento da empresa é substituir mais duas carregadeiras a diesel por equipamentos elétricos até 2025 e concluir o processo com toda a frota deste tipo de veículo, nas Operações Cuiabá, até o final de 2027. “Este avanço tecnológico na mineração subterrânea demonstra um comprometimento notável com a inovação, a sustentabilidade e a eficiência, alinhando-se com as tendências globais de redução de impactos ambientais e promoção de práticas de mineração responsáveis”, completa Gustavo Rezende, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Epiroc.

A AngloGold Ashanti já implementou outras soluções inovadoras em parceria com a mesma empresa, como o sistema Mobilaris Situational Awareness (people tracking), para monitoramento em tempo real das equipes e equipamentos atuando no subsolo; e o sistema de operação tele remota que permite operar máquinas da superfície trazendo um ambiente mais seguro e confortável para os operadores.

Direto da Fonte