Bahia debate implantação de mineroduto para o projeto da SAM

18/09/2023
Mineroduto escoará o minério de ferro produzido em MInas Gerais até a Bahia

 

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e representantes da Sul Americana de Metais (SAM), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI e da Lotus Brasil reuniram-se para debater a implantação do mineroduto no estado da Bahia para escoar o minério de ferro, na região sul do estado. Participaram da reunião também o diretor técnico da CBPM, Manoel Barretto, o chefe de gabinete da estatal, Carlos Borel, o diretor executivo – CEO da SAM, Jin Yongshi, a administradora da Lotus Brasil, Mônica Kuo, e o diretor-geral da SEI, José Acácio.

“Essa mina de ferro vai demandar a construção de um mineroduto, que atravessará Minas Gerais e Bahia para escoar a produção pelo Porto Sul, localizado em Ilhéus. O projeto beneficiará 12 municípios baianos com royalties. O Porto deve receber aproximadamente US$ 1 bilhão, inclusive levando a possibilidade de utilização da fibra óptica pelos municípios pode onde o mineroduto vai passar”, disse diretor-geral da SEI, José Acácio.

A água que será represada e utilizada para transportar o minério de ferro, ao final da linha do mineroduto, será transformada em hidrogênio verde. O hidrogênio verde (H2V) é obtido por meio da eletrólise da água, utilizando energia limpa e renovável, sem emissões de CO2.

O mineroduto, com extensão de 480 km, vai escoar o minério de ferro que será produzido pela SAM no Projeto Bloco 8, localizado nos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis, no qual deverão ser investidos US$ 2,1 bilhões e cuja produção prevista é de 27,5 milhões t/ano de minério de ferro, a partir da extração de minério com teor de 20% Fe.

Direto da Fonte