Aumento de custos e atrasos derrubam ações da Horizonte Minerals

02/10/2023
Custos vão aumentar em pelo menos 35% e haverá um atraso no início da produção

 

As ações da Horizonte Minerals despencaram no dia 02 de outubro, depois que a empresa anunciou que os custos de seu projeto de níquel Araguaia, no estado do Pará, vão aumentar em pelo menos 35% e que haverá um atraso no início da produção. Em outubro de 2022, a empresa já havia aumentado os custos do projeto Araguaia para US$ 537 milhões.

Apesar disso, a empresa informa que obteve bons progressos na conclusão do projeto final de engenharia e construção da Linha 1 do empreendimento Araguaia Níquel. O trabalho contou também com uma revisão abrangente de custos, o que resultou em alterações no escopo do projeto e execução, que deverão aumentar a necessidade geral de despesas de capital em pelo menos 35% (do orçamento de investimento atual) e adiar a primeira produção para o terceiro trimestre de 2024.

Com o avanço obtido até o momento na construção, o valor do Projeto Linha 1 do Araguaia e a próxima entrega do Estudo de Viabilidade da Linha 2 do Araguaia, a Horizonte Minerals espera ter apoio dos seus principais parceiros.  A companhia trabalha em um plano com diversas instituições financeiras, juntamente com os principais acionistas, para uma solução de financiamento para concluir a construção.

Os trabalhos de construção no local continuam a progredir positivamente, com todos os principais desenhos de engenharia emitidos para a construção. As atividades de armazenamento de minério começaram no último trimestre e o acúmulo de ROM progride conforme o cronograma. O secador rotativo já está instalado, com todas as carcaças alinhadas para a soldagem final. A construção da linha de transmissão de 126 km e 230 kV está bem avançada, com todos os postes erguidos e 118 km de cabo condutor instalados, enquanto a construção do reservatório de armazenamento de água também está bastante avançada, com os troços iniciais da conduta de captação de água posicionados e as fundações lançadas para a estação elevatória de captação do rio.

Para reduzir o risco da operação, o trabalho final de engenharia detalhada da Horizonte Minerals adicionou itens de escopo vinculados aos principais pacotes de equipamentos, fez diversas alterações aprimoradas no projeto do estudo de engenharia original (incluindo alterações no projeto da tubulação de captação de água e no reservatório de armazenamento de água), e identificou a necessidade de obras civis e quantidades adicionais. Além disso, a empresa realizou alterações com fornecedores selecionados que não conseguiram cumprir o prazo do projeto, o que aumentou ainda mais as pressões sobre os custos.

Dessa forma, a Horizonte contratou a Reta Engenharia para realizar uma revisão independente dos gastos de capital e cronograma restantes, incorporando a mudança no escopo, variações de materiais e quantidades, aumento da duração do projeto para o primeiro metal e custos associados, e necessidades adicionais de capital de giro. A companhia também fez revisão detalhada do aumento e dos custos operacionais. A Horizonte espera publicar uma atualização em meados do quarto trimestre de 2023, assim que esta revisão for concluída. Os resultados do Estudo de Viabilidade da Linha 2 do Araguaia continuam no caminho certo para serem publicados no quarto trimestre de 2023. A produção combinada das Linhas 1 e 2 do Araguaia deverá ser de 29 mil toneladas por ano. “Continuamos a fazer progressos sólidos com a construção da Linha 1 do Araguaia e estamos confiantes de que o risco do Projeto agora está significativamente reduzido, dada a quase finalização da engenharia detalhada e das aquisições, juntamente com a revisão detalhada dos custos para a conclusão do projeto, garantindo o sucesso entrega. Apesar da maior exigência de capital prevista, o Araguaia continua sendo um ativo de nível 1 que proporcionará fortes margens ao longo de sua vida útil de 28 anos, assim que a produção começar no próximo ano. Além disso, a iminente conclusão do Estudo de Viabilidade da Linha 2 demonstrará a capacidade do Araguaia de suportar uma produção anual de 29.000 toneladas por ano”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte.

Segundo Martin, outras atualizações serão fornecidas oportunamente. Este anúncio contém informações privilegiadas para os fins do Artigo 7 do Regulamento da UE 596/2014, conforme retido no Reino Unido de acordo com a Lei (Retirada) da União Europeia de 2018.

Direto da Fonte