Appian Capital Brazil e UFLA desenvolvem carro elétrico

11/01/2023
O projeto é a primeira parceria do grupo acadêmico mineiro com o fundo que está há quatro anos no Brasil.

 

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, apoia uma equipe de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o desenvolvimento de carro elétrico de alta performance (tipo Fórmula). 

O projeto é a primeira parceria do grupo acadêmico mineiro com o fundo que está há quatro anos no Brasil, que resultou no veículo composto de um motor elétrico WEG 6KW, com zero poluição ambiental e baixo nível de ruído, além de um container de baterias Li-íon que possui melhor controle de carga e descarga e uma vida útil muito maior. “A troca com as universidades e o fomento à pesquisa em comunidades acadêmicas é um caminho que traz muitos benefícios para ambos os lados. Além de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, estamos apoiando o crescimento profissional desses futuros engenheiros que já chegarão ao mercado com uma experiência diferenciada e voltada para a preocupação com a sustentabilidade”, celebra Diogo Oliveira, Gerente Geral de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil.

Para a Appian, a tecnologia aplicada no carro elétrico de alta performance pode, no futuro, ser adaptada para o desenvolvimento de veículos eletrificados, considerando uma mobilidade cada vez mais com energias limpas. Além de sustentável e com tecnologia inovadora, os estudantes da UFLA desenvolveram um veículo de baixo custo, sem comprometer sua eficiência e potência. O protótipo já esteve presente na Hybrid Fórmula–E, um dos principais campeonatos voltados a tecnologia e inovação no automobilismo. Iniciativas como esta visam popularizar os carros com uso de bateria elétrica, uma fonte de energia limpa, que reduz a emissão de CO2, por não utilizar combustíveis fósseis. “Essa parceria com a Appian foi muito importante para nós, pois houve o incentivo à P&D, o que é extremamente importante para a comunidade acadêmica. Além disso, assim como a companhia, temos um grande interesse no desenvolvimento de projetos sustentáveis, visando um futuro sem combustíveis fósseis que, desejamos, inclusive, que a tecnologia seja migrada para o dia a dia, do cidadão comum”, comenta Vinicius de Abreu Silva, capitão de equipe da Hybrid Fórmula–E do projeto da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Direto da Fonte