ANM abre Consulta Pública para combater ilegalidade

19/10/2022
O objetivo da consulta pública é dar contribuições para possibilitar à ANM exercer o efetivo controle no combate à lavagem de pedras e metais preciosos.

 

O Superintendente de Regulação Econômica e Governança Regulatória da Agência Nacional de Mineração (ANM), Yuri Faria Pontual de Moraes, comunicou abertura de Consulta Pública nº3/2022, aprovada na 249ª Reunião Administrativa da Diretoria Colegiada da ANM.

O objetivo da consulta pública é dar contribuições para possibilitar à ANM exercer o efetivo controle no combate à lavagem de pedras e metais preciosos – em especial o ouro – visando à prevenção ao “esquentamento” e, portanto, à lavagem de pedras e metais preciosos de origem criminosa. 

A ação se faz em conjunto com as demais instituições envolvidas na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, em especial o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf. O prazo para o envio das contribuições será de 22 dias, no período entre 17 de outubro e 7 de novembro, tendo em vista que o prazo de 20 dias implicaria em termo final em dia não útil. 

As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações acerca dos procedimentos relacionados com a realização e participação na Consulta Pública estão disponíveis no endereço https://app.anm.gov.br/ParticipaPublico.