Anglo American e EDF criarão empresa na África do Sul

05/10/2022
Pelo acordo, serão lançados mais de 600 MW de projetos eólicos e solares na África do Sul que deverá gerar de 3 a 5 GW de energia renovável a partir de 2030.

 

A Anglo American e a EDF Renewables fecharam acordo para a criação de nova empresa de propriedade conjunta, a Envusa Energy, para desenvolver um ecossistema regional de energia renovável (RREE) na África do Sul. Em março deste ano, as empresas haviam assinado Memorando de Entendimento para explorar o desenvolvimento do ecossistema, projetado para atender aos requisitos operacionais de energia da Anglo American no país africano e apoiar a resiliência dos sistemas locais de fornecimento de eletricidade e a descarbonização mais ampla da energia no país. 

O RREE também deve incentivar a atividade econômica no setor de energia renovável da África do Sul, apoiando a transição energética mais ampla do país. Pelo acordo, a Envusa Energy está lançando um pipeline de mais de 600 MW de projetos eólicos e solares na África do Sul que deverá gerar de 3 a 5 GW de energia renovável a partir de 2030. Espera-se que esta primeira fase dos projetos de energias renováveis da Envusa Energy seja totalmente financiada – inclusive atraindo financiamento de dívida para projetos de infraestrutura de energia de alta qualidade – e pronta para começar a construção em 2023. 

A expectativa é que a Envusa forneça à Anglo American uma mistura de energia renovável gerada nas instalações da Anglo American e energia renovável transmitida através da rede nacional. "Estou muito feliz em confirmar nossa parceria inovadora com a EDF Renewables para formar a Envusa Energy. Este é um marco significativo na jornada global de descarbonização da Anglo American e outro passo adiante para o futuro da energia limpa da África do Sul. Estamos fazendo grandes avanços em direção à nossa meta de operações neutras em carbono em 2040, ao mesmo tempo em que contribuímos para a transição energética justa da África do Sul por meio de nossa abordagem responsável”, disse Nolitha Fakude, Presidente do Conselho de Administração da Anglo American na África do Sul. 

Para Nolitha, a transição energética apresenta uma nova oportunidade para a África do Sul e o resto da região construir um ecossistema de energia limpa e inclusivo que podem criar novas oportunidades econômicas significativas. Já Tristan de Drouas, CEO da EDF Renewables na África do Sul, afirma que a parceria com a Anglo confirma as perspectivas da EDF de longo prazo no país: “Esta primeira parcela de projetos de 600 MW será adicionada aos quase 1 GW que a EDF Renewables estará construindo ou operando no país até 2023 - incluindo 420 MW de projetos eólicos no REIPPP Bid Window 5, cujos PPAs foram assinados com a Eskom e o DMRE em 22 de setembro de 2022. Juntos, esses projetos promovem a estratégia CAP 2030 do Grupo EDF, que visa dobrar nossa capacidade líquida de energia renovável instalada em todo o mundo (hidrelétricas incluídas) de 28 GW em 2015 para 60 GW até 2030."

A implantação do RREE também servirá como uma fonte de energia limpa para a produção de hidrogênio verde para a solução de transporte de minas nuGen Zero Emission (ZEHS) da Anglo American – uma frota planejada de caminhões de transporte de minas ultraclasse movidos a hidrogênio – reduzindo significativamente emissões de diesel no local para um futuro neutro em carbono, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento do Vale do Hidrogênio da África do Sul.

Por meio da formação da Envusa Energy, a Anglo American e a EDF Renewables estão comprometidas em apoiar a transformação econômica da África do Sul e as metas de empoderamento. Espera-se que o processo para identificar um parceiro de Empoderamento Econômico Negro (BEE) apropriado para a Envusa Energy comece no quarto trimestre de 2022.

Direto da Fonte