Ampliação em Sorocaba dobra capacidade em peneiramento

13/04/2023
Com a ampliação, a capacidade passará de 250 para 500 unidades por ano

 

Com o objetivo de atender à crescente demanda do mercado, no Brasil e América do Sul, a Metso Outotec está investindo na duplicação da capacidade de fabricação de equipamentos de peneiramento em sua fábrica de Sorocaba (SP). Com a ampliação, a capacidade passará de 250 para 500 unidades por ano, incluindo as peneiras-banana das séries UFS e BSE, “de alto desempenho e eficiência energética”, que fazem parte da linha Planet Positive.

Além da nova instalação para fabricação das peneiras, a empresa está investindo em novos recursos de fabricação de componentes de fabricação para telas e peças de peneiramento na mesma área. O valor do investimento é de aproximadamente três milhões de euros, e a unidade de fabricação deve estar totalmente operacional até o final de 2023. A Metso Outotec também investiu em uma nova prensa de injeção para painéis de borracha de peneiramento que aumentará a capacidade de produção em 50%.

Para marcar a inauguração das novas instalações, a Metso Outotec realizou uma cerimônia no dia 13 de abril, na fábrica de Sorocaba, que contou com a presença do CEO mundial, Pekka Vauramo, da CFO, Eeva Sipila, de Eduardo Nilo, presidente da América do Sul, Marcelo Motti, VP de Vendas e Serviços para o Brasil, da embaixadora da Finlândia no Brasil, Johana Karanko, e do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, além de clientes.

Pekka Vauramo, presidente e CEO da Metso Outotec, disse que a fábrica de Sorocaba é a quarta maior planta da empresa no mundo e comemorou que em 2022 a companhia tenha dobrado seus negócios no Brasil, acrescentando que os produtos da linha Planet Positive representam 50% dos negócios, o que justifica o fato da empresa ter investido 100 milhões de euros no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para atender às necessidades dos clientes.

De acordo com Eduardo Nilo, as novas instalações “ajudarão Sorocaba a se tornar um centro de excelência em produtos de peneiramento e fortalecerão nossa posição na América do Sul, oferecendo soluções de peneiramento sustentáveis ​​e de alta qualidade para clientes com prazos competitivos de maneira segura e com eficiência energética”. Nilo também afirmou que a empresa registrou um faturamento de 1 bilhão de euros na América do Sul, em 2022 e que espera um crescimento entre 15 e 20% em 2023.

Marcelo Motti, por sua vez, afirmou que o mercado está demandando produtos de maior capacidade e que a Metso Outotec está preparada para atender a essas necessidades. Hoje, a fábrica de Sorocaba já está capacitada a produzir peneiras de até 55 toneladas e equipamentos da linha HRC com até 2 metros, que pesam até 90 toneladas.

Eduardo Freire, VP de Produtos de Peneiramento, Américas, disse que o investimento vai “fortalecer nossa capacidade de fabricação de ponta a ponta em Sorocaba, que abrange fabricação de equipamentos, reparos, serviços de manutenção, produção de mídia de triagem e conhecimento de engenharia de produto de triagem, nos permite atender melhor nossos clientes sul-americanos e gerenciar o ciclo de vida completo do produto”. Ele acrescenta que a nova instalação de peneiramento permitirá que a Metso Outotec faça manutenção e recondicione grandes tecnologias HPGR e HCR para atender às crescentes necessidades dos clientes de mineração para manutenção de equipamentos pesados.