CBMM leva novamente tecnologia do nióbio à Copa Truck

25/03/2024
O caminhão faz história como ícone do projeto Mission Zero, que visa zerar sua própria emissão de carbono

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus renovou pelo segundo ano consecutivo a parceria com a CBMM, Ciser, Omni, Exparts, Giaffone Electric e a R9 Competições desenvolveu o primeiro caminhão de corrida com motores a combustão e elétrico do mundo e tecnologia de Nióbio aplicada, o VW Meteor Mission Zero. O veículo alcançou o pódio na etapa inicial da Copa Truck 2024, realizada em Campo Grande (MS). Desde a sua primeira bateria, em março de 2023, o caminhão faz história como ícone do projeto Mission Zero, que visa zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações.

A iniciativa é inovadora do automobilismo mundial, já que coloca o veículo à frente de outras propostas similares em discussão nas pistas de corrida internacionais, além de impulsionar novos cenários no Brasil. Apesar de o sistema elétrico ter sido apenas testado em caráter experimental, o desempenho demonstrado na temporada de 2023 mostra a ascensão do Mission Zero ao topo da competição, alcançando 263 pontos, 4 vitórias, 10 pódios, 3 pole positions e 2 voltas mais rápidas.

O Nióbio em pequenas quantidades é capaz de aprimorar o desempenho de outros materiais, resultando em aplicações mais leves e veículos com menor consumo de combustível. A CBMM contribui com a utilização de materiais nanocristalinos, ligas, quando combinadas com o Nióbio, apresentam um conjunto único de propriedades eletromagnéticas, aplicáveis na eletroeletrônica e em componentes para carregamento com maior eficiência energética. “O caráter experimental em ambientes de competição é importante para testar os materiais ao limite e acelerar soluções dentro e fora das pistas, impulsionando a inovação e fornecendo insights valiosos para a melhoria contínua dos produtos e tecnologias relacionadas. Estamos honrados em participar novamente da Copa Truck e empolgados com os resultados alcançados”, afirma Érico França, especialista técnico da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do Mission Zero.

Pilotado por Felipe Giaffone, atual campeão do torneio, o Mission Zero VW Meteor iniciou a temporada 2024 com a vitória na primeira prova e o terceiro lugar na segunda, assumindo a liderança do campeonato. Giaffone, piloto da equipe R9 Competições, e agora bicampeão da Copa Truck e hexacampeão brasileiro de Truck complementa: “Estou muito feliz em poder iniciar mais um campeonato pilotando o Mission Zero VW Meteor e animado para buscar novas conquistas. Devo esse sucesso ao incrível trabalho em equipe e aos parceiros excepcionais, que contribuem continuamente para a transformação do cenário automobilístico mundial”.

Direto da Fonte