CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Virginia Ciminelli ganha medalha Maura Menim

30/08/2021
A honraria reconhece a atuação e mulheres em diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em Minas Gerais.

 

A professora Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli, da Escola de Engenharia da UFMG e conselheira da revista Brasil Mineral, recebeu, dia 26 de agosto, a Medalha Maura Menim Teixeira de Souza, edição 2021, concedida pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). A honraria reconhece a atuação e mulheres em diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em Minas Gerais. A premiação ocorreu na sede da SME e contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e do vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira. 

A SME destacou que Virginia Ciminelli é pesquisadora nível 1A do CNPq, recebeu diversos prêmios e integra importantes instituições dedicadas ao desenvolvimento científico e tecnológico. Virginia é vinculada ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, além de ser a primeira docente titular da Escola de Engenharia, aprovada em 1995. “Estou muito feliz com a Medalha, e isso está relacionado também à referência a essa pioneira”, afirma Virginia Ciminelli, que investiga processos da metalurgia em meio aquoso, tanto para a produção de materiais quanto para o tratamento de efluentes. Ela atua também no Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas da UFMG.

A reitora Sandra Goulart diz que o trabalho de Virginia é referência em sua área, por ter resultados importantes obtidos em pesquisas e no trabalho com seus orientandos. “É um exemplo perfeito de pesquisadora que valoriza a transdisciplinaridade e a colaboração com empresas e outras instituições, no Brasil e no exterior”, enfatizando ainda o valor de uma medalha que celebra uma mulher pioneira na engenharia, área ainda com pouca presença de mulheres. “Para a UFMG, é uma honra ter uma professora de destaque como Virgínia Ciminelli em seu quadro de docentes”, acrescenta. 

Engenheira química, com mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, ambos na UFMG, e Ph.D em Processamento Mineral (The Pennsylvania State University, EUA), Virginia Ciminelli foi a primeira mulher eleita para a seção de Engenharia da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Coordenou por 10 anos o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT Acqua). “Trabalhamos no INCT para compatibilizar a produção mineral com o desenvolvimento territorial sustentável. Também valorizamos a interação com as comunidades, como no posto avançado do Instituto em Conselheiro Lafaiete”, comenta a professora, ao ressaltar a importância da comunicação da ciência, que ajuda a balizar as decisões das populações locais. Virginia liderou também o Instituto do Milênio: Água – Uma Visão Mineral, cuja missão principal foi transformar empreendimentos de mineração com uso intensivo da água em fornecedores de água de qualidade.

Para Virgínia Ciminelli, a mitigação das mudanças climáticas, a ampliação do acesso à água e, no caso do Brasil, o aumento da cobertura do saneamento básico, requerem esforço coordenado das engenharias com outras áreas do conhecimento, incluindo as ciências sociais, fundamentais para a divulgação dos resultados do desenvolvimento científico e tecnológico. “O compromisso com a Universidade é para mim um valor fundamental. Aqui fui acolhida, fiz a minha formação, e a instituição me propiciou a saída para o doutorado no exterior. Sinto-me em casa na Escola de Engenharia e em meu departamento, que foi e é referência no desenvolvimento de projetos apoiados na integração entre a Universidade e a sociedade”, diz Virginia Ciminelli.

Virginia Ciminelli é membro eleita da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia, da Academia Mundial de Ciências e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (EUA). Foi chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e diretora do Centro de Microscopia da UFMG. Integrou diversos comitês e conselhos (MCTIC, CNPq, Fundep, Fapemig, ABM e outros) e comissões organizadoras de eventos no Brasil e exterior. Entre outros louros, a professora tem a Charles L. Hosler Alumni Scholar Medal (2021), da Pennsylvania State University, a Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes de Grã-Cruz (2018) e Comendador (2010), o Prêmio Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (2015) e o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (2011), entre outras distinções.

Ela atua na aplicação de termodinâmica, cinética e cinética eletroquímica, combinadas com técnicas espectroscópicas e de microscopia, para desenvolver uma compreensão mecanicista de reações sólido-líquido relevantes para processos hidrometalúrgicos e eletrometalúrgicos, assim como para proteção e remediação ambiental. O objetivo mais amplo dessa abordagem é agregar valor e desempenho ambiental aos produtos e processos de base mineral. 

Maura Menin, que dá nome à premiação, foi a quarta engenheira formada pela UFMG e uma das primeiras mulheres a ocupar cargo de direção no DNAEE. Visionária, ela elegeu a água como elemento de sua dedicação profissional, especialmente a hidrometria. (Fonte: SME)