

Novas descobertas do geólogo João Cavalcanti na região Sudoeste do Estado
O geólogo João Cavalcanti, com mais de 50 anos de atuação no setor mineral brasileiro, tendo recebido no ano de 2021 o título de Personalidade do Ano do referido setor, tem a grata satisfação de comunicar ao mercado as descobertas de reservas de:
- Minérios de Filitos Carbono Grafitosos (favoráveis para obtenção do Grafeno);
- Alumínio (Bauxitas ferruginosas);
- Lítio (associado a argilas derivadas do intemperismo de rochas vulcânicas félsicas, similar às reservas da Tesla Motor de Nevada-USA);
- Potássio inserido em Granitóides.
Os filitos Carbono Grafitoso apresentam-se com teores de carbono livre superior a 16%, estimando-se reservas geológicas acima de 100 milhões de toneladas; as bauxitas ferruginosas apresentam-se com teores de Al2O3 variando de 28 a 30% e reservas geológicas estimadas em 400 milhões de toneladas. As áreas potencialmente do ponto de vista geológico de ocorrência de Litio são similares às reservas da Tesla Motor de Nevada USA, aguardamos os resultados de laboratório (argilas derivadas de intemperismo químico de Vulcânicas Felsicas do Grupo Novo Horizonte); e os Granitoides ricos em feldspato K apresentam mais de 60% dos mesmos numa matriz fanerítica e predominam em maciços próximos a borda Oeste do Vale do Paramirim.
Toda a região é cortada pelas Ferrovias (FIOL e FCA) e por estradas Federais e estaduais (BR-030, BA - 156, etc). Energia eólica também está presente, bem como Linha de Alta Tensão (Serra da Mesa), o que favorece a utilização das mesmas na obtenção de Alumínio Metálico.

Vale ressaltar que o profissional citado foi responsável pelas descobertas das jazidas de minérios de ferro da BAMIN (BA) - em operação; SAM (MG) e BEMISA (PI), ambas em implantação.
Pela CVP, do qual faz parte do quadro societário, descobriu as reservas de minério de ferro similar aos depósitos de Kiruna, na Suécia, e ocorrências de metais básicos (cobre e zinco) em vulcânicas félsicas similares aos depósitos de Broken Hill (Austrália).
O referido empresário coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos pelo email: [email protected]
Leia Também

A Câmara de Comércio França-Brasil em Minas Gerais lança comissão de mineração para fomentar a colaboração e projetos conjuntos entre empresas e instituições dos dois países.

Os portais proporcionarão acesso à superfície da mina subterrânea do projeto Bandeira para pessoal, equipamentos e atividades de desenvolvimento.

CEOs de empresas de diferentes segmentos da mineração apresentarão casos de sucesso no desenvolvimento de projetos. Estarão representados no evento os segmentos de Nióbio, Bauxita, Fertilizantes, Ouro, Lítio e Minério de Ferro.

A AMG afirma que está focada em projetos de baixo investimento e alto retorno que expandem suas bases geográficas e de materiais críticos.

A redução nos resultados foi consequência da retração dos preços da alumina e da valorização da coroa norueguesa (NOK).

Com o aporte de US$ 40 milhões (cerca de R$ 220 milhões), a Altmin terá direito a participação de 33% no controle acionário da Companhia Brasileira de Lítio (CBL).

A engenharia geral já avançou para 48% de conclusão e o projeto detalhado de engenharia para água bruta e drenagem está na fase final.

O visitante percorre quatro estações que revelam, de forma sensorial e educativa, como o alumínio está presente na vida cotidiana e nas soluções para a sustentabilidade global.