CBA realiza simulado em Alumínio

28/10/2021
O simulado foi realizado pela segunda vez de forma virtual, por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou, dia 28 de outubro, simulado anual de emergência da Barragem do Palmital, em Alumínio (SP). O simulado foi realizado pela segunda vez de forma virtual, por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa. Participaram do treinamento, de forma virtual, 75,2% das pessoas que fizeram o download do aplicativo. "Mais uma vez, o simulado se mostrou eficiente e importante para a população, principalmente pelo fato de ter acontecido pelo aplicativo da CBA. Com o uso de tecnologia é possível aproximar e informar os moradores de Alumínio, evitando as aglomerações, pois ainda estamos em período de pandemia", disse o Major PM Erich Nelson Cardoso Hoffmann, representando a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que esteve em Alumínio para acompanhar o exercício. 

Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA, comentou que o app é uma ferramenta de apoio à comunidade para uso permanente. "Recomendamos que a população mantenha o app em seus celulares mesmo após o treinamento, uma vez que ele continuará funcionando em eventuais necessidades para acesso a informações e atualizações importantes sobre situações de emergência, facilitando o percurso em rotas de fuga", comenta. O promotor de Justiça de Sorocaba (SP), Antônio Domingues Farto Neto, acompanhou o simulado e comenta que a ação é um ato de educação ambiental e de consciência da responsabilidade de cada um, seja da população ou dos empregados da CBA. "A participação de todos é muito importante, daí a presença do Ministério Público".

Após o simulado, a população foi convidada, pelo app, a avaliar a experiência sob aspectos como a qualidade do som das sirenes e as funcionalidades do sistema, por exemplo. "O feedback é essencial para identificarmos possibilidades de melhorias no aplicativo. Por exemplo, para este ano, disponibilizamos uma versão atualizada indicando o ponto de encontro mais próximo da localização do usuário, conforme as sugestões de participantes do ano anterior", afirma o gerente da CBA. 

Desenvolvido especialmente para a CBA, o aplicativo Alerta de Barragem – Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android e iOS, e está disponível para download nas lojas do Google Play e Apple Store. O funcionamento dos recursos depende da atualização constante do sistema operacional do aparelho e da habilitação do GPS. A ferramenta permanecerá disponível para uso, mesmo após a pandemia, como apoio aos moradores. Confira mais informações sobre o aplicativo no vídeo "Simulado Barragem Palmital"