Antigo laticínio vira museu de Geociências

25/06/2022
Para compor o acervo, os fundadores do MAGMA estão buscando doadores de amostras de minerais e rochas, bem como outros objetos relacionados com as Geociências.

 

Foi inaugurado, no dia 19 de junho, o prédio que abrigará o MAGMA – Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia, localizado em um antigo laticínio na Fazenda Demetria, zona rural de Botucatu (SP). A inauguração contou com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Botucatu.

A propriedade onde será instalado o museu foi comprada por um grupo de alemães de São Paulo com o objetivo de estabelecer uma fazenda sustentável e alguns anos depois eles criaram uma escola da pedagogia Waldorf, para crianças, que hoje conta com mais de 400 alunos. O nome da escola é Aitiara, que em tupi-guarani significa Ninho de Luz. 

Ao longo do tempo, famílias de São Paulo e outras cidades foram se mudando para as proximidades da fazenda, para que seus filhos pudessem estudar na escola, o que resultou na criação de alguns condomínios rurais no entorno da fazenda, criando uma comunidade com estilo de vida simples e rural. 

Para compor o acervo, os fundadores do MAGMA estão buscando doadores de amostras de minerais e rochas, bem como outros objetos relacionados com as Geociências e também dinheiro e móveis para que o prédio possa ser devidamente equipado. Informações: [email protected] 
(Com colaboração de Douglas Arantes