Votorantim Cimentos tem programa específico para mulheres

08/04/2022
Empresa tem como meta atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. 

 

A Votorantim Cimentos, para homenagear o Dia da Engenharia, celebrado no próximo 10 de abril, está investindo em programas específicos para aumentar a participação de mulheres nas diversas áreas da empresa em que essa profissão é requisitada. Entre os compromissos de sustentabilidade, a VC tem como meta atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030

O Programa Engenheiras de Confiabilidade é um dos projetos realizados para alcançar esse objetivo, com a formação de profissionais mulheres para atuarem como engenheiras de confiabilidade na área de manutenção das fábricas, garantindo o funcionamento dos equipamentos da operação sem falhas. A fábrica de Salto de Pirapora (SP) tem duas engenheiras que participaram do Engenheiras de Confiabilidade : Kelly Aline Correia Veiga e Dayane Soares de Moura durante 18 meses encararam etapas que incluem formação técnica, desenvolvimento de competências comportamentais e mentoria de carreira. Elas estão sendo formadas como engenheiras de confiabilidade na unidade paulista e, no final do programa, podem ser admitidas para trabalharem em fábricas localizadas nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País. A seleção aconteceu em agosto de 2021, contando com mais de 470 inscrições para as seis vagas que foram disponibilizadas também em outras unidades da empresa fora do Estado de São Paulo, além de Salto de Pirapora.

Kelly Aline Correia Veiga foi uma das selecionadas para o programa Engenheiras de Confiabilidade e escolheu a área por ser apaixonada por automobilismo e pela influência de seu pai, que sempre trabalhou com caminhões. Sua trajetória se iniciou com um estágio em uma empresa do setor de agronegócio em que passou pelas áreas de produção, segurança e meio ambiente e manutenção. Após o estágio, ela foi contratada como analista e posteriormente atuou com engenharia de manutenção. Kelly se candidatou para o Programa Engenheiras de Confiabilidade e com a aprovação precisou mudar para Sorocaba para fazer a formação na unidade de Salto de Pirapora. “Para mim, foi importante o fato de o programa ser voltado para mulheres no sentido de dar oportunidade para as profissionais, promovendo a equidade de gênero. Isso foi o que despertou meu interesse em participar do programa”, afirma Kelly.

Já Dayane Soares de Moura, outra participante do programa em Salto de Pirapora, ser engenheira nunca havia sido uma realidade. Sua história mudou quando, por meio de sua mãe, que trabalhava em um escritório de engenharia, obteve uma oportunidade de emprego para Dayane como recepcionista o que lhe permitiu ter contato com a engenharia, o que a impulsionou para a graduação em Engenharia Mecânica. Trabalhou no setor de siderurgia e manutenção. Após alguns anos de atuação na área, ela mudou para São Paulo para cursar pós-graduação em engenharia e gestão de manufatura e manutenção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP). “Vi o anúncio do Programa Engenheiras de Confiabilidade e resolvi me candidatar. A proposta do programa me chamou atenção por estar alinhada com a minha especialização, com ênfase na engenharia de confiabilidade. A proposta de formação de mulheres líderes para atuar na área de operações é muito representativa, pois estamos vivendo um momento de transformações e da expressiva presença feminina na gestão estratégica de grandes empresas. Para mim, ter conquistado essa oportunidade na Votorantim Cimentos significa a concretização de um sonho que, muitas vezes, é postergado pela falta de oportunidades para mulheres. Felizmente, para mim, as portas foram abertas e um sonho virou realidade”, disse Dayane. “Com o programa para formação de engenheiras de confiabilidade pretendemos fortalecer o pilar de gênero em nossas operações por meio de ações que gerem a presença, a participação e o desenvolvimento de mulheres. Essa é uma forma de criarmos oportunidades específicas para desenvolvermos futuras lideranças femininas em nossas fábricas”, afirma a Gerente Geral de Desenvolvimento Organizacional Global da Votorantim Cimentos, Thatiana Soto Riva.