Volvo Trucks inicia produção em série na Suécia

15/09/2022
Os modelos têm capacidade total de 44 toneladas e a Volvo torna-se a primeira marca a fabricar caminhões elétricos pesados em escala industrial de forma regular.

 

A Volvo Trucks iniciou, na Suécia, a produção em série de seus veículos Volvo FH, FM e FMX na versão elétrica. Os modelos têm capacidade total de 44 toneladas e a Volvo torna-se a primeira marca a fabricar caminhões elétricos pesados em escala industrial de forma regular. “Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, afirma Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

A produção em série dos caminhões elétricos pesados Volvo acontecerá na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e, em 2023, deve chegar à planta de Ghent, na Bélgica. Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que proporciona alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.

A demanda por caminhões elétricos tem crescido cada vez mais rápido em diversos mercados, por conta da necessidade dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis, com metas de sustentabilidade. Com o inicio da produção elétrica da Volvo Trucks, a empresa fornecerá a mais ampla gama da indústria de caminhões. A linha elétrica da marca tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. 

De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km. “Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” comenta Roger Alm. A linha elétrica da Volvo Trucks cobre ampla variedade de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras.