Volvo inicia produção e novos veículos em Curitiba

28/10/2021
Entre as novidades, está a adaptabilidade da linha para atender a conectividade ainda maior dos novos caminhões.

 

A Volvo iniciou a produção dos novos caminhões FH, FM e FMX em sua fábrica de Curitiba (PR). O complexo da empresa reúne três fábricas distintas: a fábrica de motores e transmissões, a fábrica de cabines e a linha de montagem dos veículos. Todas as unidades trabalham de forma sincronizada, de maneira que no ingresso de um novo pedido de produção cada chassi é identificado por sistemas inteligentes que monitoram o trabalho dos vários pontos de manufatura da fábrica. "Em Curitiba, reunimos a fabricação de veículos numa única unidade, o que traz ganhos em processos e qualidade. Toda a fábrica se preparou para mais uma vez antecipar as tendências do segmento de veículos de transporte de carga. Estamos muito felizes com o resultado", destaca Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo. 

A fábrica de Curitiba já conta com processos automatizados e elevada qualidade de produção que a distingue até mesmo dentro do Grupo Volvo. Há a utilização de drones responsáveis pelo inventário de peças no estoque, estações de produção digitalizadas, análise e simulação virtual de produtos e processos, ou mesmo a movimentação autônoma de materiais para o abastecimento da linha por AGVs (automated guided vehicles) - pequenos veículos autoguiados que trafegam pela fábrica sem a interferência humana - há muito fazem parte da rotina fabril. 

Com os novos caminhões, a variabilidade da linha aumentou. Há mais de duas mil possibilidades de configurações distintas. A inteligência aplicada na produção permite sincronia de todos os processos. Entre as novidades, está a adaptabilidade da linha para atender a conectividade ainda maior dos novos caminhões e o pacote de softwares dos veículos já é carregado nas operações de pré-montagem, por meio de um link dedicado, reduzindo para minutos o que poderia levar horas.

"Hoje vemos cada vez mais a interação homem-máquina em uma colaboração perfeita. Mas isso exige treinamento específico", destaca Ronaldo Cristo, gerente de projeto, responsável pela industrialização dos novos veículos.