Vale assina memorando com chinesa XCMG

29/10/2021
Pelo acordo, a Vale testará protótipos de equipamento, incluindo dois caminhões fora de estrada elétricos de emissão zero.

 

A Vale assinou um Memorando de Entendimento com a XCMG Construction Machinery Limited, subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group Co., Ltd. para o potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo equipamentos de emissão zero e autônomos. 

Pelo acordo, a Vale testará protótipos de equipamento, incluindo dois caminhões fora de estrada elétricos de emissão zero, movidos a bateria e com 72 t de capacidade, em Minas Gerais e na Indonésia a partir do primeiro semestre de 2022. Outro caminhão elétrico de emissão zero com capacidade de 240 t também será testado, mas ainda sem data definida. "Essa iniciativa está alinhada à meta da Vale de reduzir suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050 e reforça nossa ambição de sermos líderes na mineração de baixo carbono. Também vemos esta parceria com a XCMG Machinery como mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China, que remonta a 1973, quando enviamos nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China", destaca Alexandre Pereira, vice-presidente executivo para de Soluções Globais de Negócios da Vale.

Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Ferrosos da Vale, disse que até o início de 2022 a Vale receberá as primeiras unidades de um caminhão a bateria de 72 t a serem testados nas operações. “Pretendemos continuar a desenvolver soluções de emissões zero com parceiros globais, como a XCMG", disse.