ACIDENTE

Usiminas retoma as operações em Ipatinga

16/08/2018

 

Em comunicado oficial a Usiminas informa que o acidente ocorrido na última sexta-feira, 10 de agosto, ficou concentrado em apenas um dos quatro gasômetros da usina de Ipatinga (MG). O acidente deixou 34 pessoas feridas, mas nenhuma em estado grave e todas receberam alta do Hospital Márcio Cunha. 
 
Autoridades públicas e a própria Usiminas ainda investigam as causas do acidente em Ipatinga. A Usiminas afirma que toda a manutenção preventiva dos gasômetros da usina foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais. Foi realizado monitoramento da presença de gases na comunidade e não foi registrada nenhuma anormalidade. 
 
A Usiminas esclarece que possui seguro para esse tipo de evento, o que inclui seguro dos equipamentos, ressarcimento de danos a terceiros e lucros cessantes. A companhia já está tomando as medidas necessárias junto à seguradora. A Usiminas informa que no momento não há prejuízos operacionais, financeiros e materiais. A Usiminas trabalha para compensar as perdas de produção ao longo do ano. 
 
A Usiminas comenta que realizou vistorias em todas as áreas da Usina de Ipatinga, incluindo os três gasômetros remanescentes e, com foco na segurança, já retomou as operações dos Alto Fornos 1 e 2, Laminações a Frio, Unigal e Despacho. A expectativa é que os laminadores de chapas grossas e de tiras a quente e o Alto Forn 3 retornem a operar nesta semana.