VOTORANTIM CIMENTOS

Unidade de Corumbá ganha selo verde

09/12/2015

 

A fábrica de Corumbá, Mato Grosso do Sul, da Votorantim Cimentos recebeu Selo Verde do Senai pelo seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O prêmio conferido pelo Senai classifica a eficiência ambiental das indústrias do estado e elege as melhores ações de preservação ambiental de instituições públicas e privadas da região.

O SGA da Votorantim Cimentos em Corumbá inclui todos os funcionários e tem como meta a redução de emissões de gases, diminuição no consumo de energia e na captação de água utilizada em todo o processo produtivo, além de aumentar o índice de reutilização dos resíduos sólidos, diminuindo o uso de combustíveis fósseis. Esta é a primeira vez que a fábrica de Corumbá participa do Programa Senai de Ecoeficiência (PSE), já conquistando o Selo Verde, concedido às indústrias mais bem avaliadas em performance ambiental, com pontuação entre 81 e 100 pontos. “O selo verde valoriza um trabalho sério e dedicado que os profissionais da nossa fábrica realizam para que a empresa se torne cada vez mais ecoeficiente. É, portanto, uma conquista de todos e estamos muito honrados com esse reconhecimento”, disse o Gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Corumbá, Jorge Luís Velasco Maingon.

A boa gestão ambiental da Votorantim Cimentos pode ser vista através da redução em 40% do consumo de água industrial no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período do último ano. A queda aconteceu graças à instalação de sete hidrômetros e otimização da Estação de Tratamento e Reuso de Águas Industriais em sua unidade, responsáveis por tratar e reutilizar 100% dos efluentes gerados pela companhia. Em Corumbá também é realizado o reaproveitamento de resíduos. Nos últimos 12 meses, a taxa média de reaproveitamento alcançada pela unidade foi de 75%. Neste período, a empresa garantiu a destinação de 100% dos resíduos orgânicos gerados no refeitório através de implantação de composteira para atender à demanda de material do preparo de alimentos e de resto de comida. Para reduzir as emissões de gases na atmosfera, a Votorantim Cimentos substituiu o combustível fóssil por biomassa. A fábrica realiza o monitoramento online de emissões, 24 horas por dia, disponibilizando o acesso também para a análise do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O monitoramento é realizado no forno, moagem de cimento e moagem de combustível, possibilitando a análise e o controle integral.