Um 2022 de conquistas para Araguaia e Vermelho

29/03/2023
Empresa encerrou 2022 com zero fatalidades e lesões com afastamento, e construção dentro do cronograma

 

A Horizonte Minerals encerrou o ano de 2022 com zero fatalidades e lesões com afastamento, construção dentro do cronograma no final do ano, com início das obras do projeto Araguaia em maio de 2022; conquista de todos os principais contratos de materiais no projeto Araguaia, com a primeira produção prevista para o primeiro trimestre de 2024 e aprovação do empreendimento no Projeto Estratégico de Minerais pelo governo brasileiro. Para o projeto Vermelho, a Horizonte anunciou início do estudo de viabilidade, com resultados previstos para o primeiro semestre de 2024 e envio de avaliação de impacto ambiental e social do projeto.

A companhia garantiu ainda arrecadação de fundos de capital subscrito de aproximadamente US$ 80 milhões; a Horizonte concluiu um primeiro saque da linha de Dívida Sênior, tendo satisfeito as condições relacionadas; Contrato de energia renovável de dez anos garantido a preços globalmente competitivos. A Horizonte fornecerá uma atualização completa de construção para a atividade de cobertura do Araguaia no primeiro trimestre de 2023 no final de abril.

É um prazer refletir sobre as conquistas de 2022, que foi um ano marcante para a Horizonte e que lança as bases para os próximos anos, posicionando a Companhia como uma importante produtora global, comprometida com a produção ética, segura e responsável de um produto de níquel com baixo teor de carbono”, disse o CEO, Jeremy Martin. Para o executivo, em 2022 a Horizonte teve como meta garantir o financiamento para o projeto Araguaia, montar a equipe do empreendimento, conceder os principais equipamentos e contratos de construção necessários para a construção e a mudança para as operações, iniciando a jornada de 24 meses para a Horizonte passa a ser uma produtora de níquel.

O pacote de financiamento fechado para construção do Araguaia é de US$ 633 milhões, compreendendo uma combinação de dívida sênior e capital com o apoio de várias instituições financeiras de alta qualidade e longo prazo e líderes investidores do setor de mineração. No final do ano e após um esforço plurianual para reduzir o risco do Araguaia, a empresa conseguiu acessar com sucesso a dívida de baixo custo e sacar a primeira tranche de recursos. “O rigoroso processo de due diligence e a extensa lista de obrigações que a Horizonte foi obrigada a cumprir para acessar esse financiamento devem fornecer a todos os nossos stakeholders confiança na robustez do Araguaia e na qualidade da equipe que trabalha no projeto”.

Para 2023, a Horizonte Minerals tem como meta entregar o Araguaia no prazo, dentro do orçamento e com segurança. “Estamos visando o comissionamento a frio no final de 2023 com comissionamento a quente e subsequente primeiro níquel no 1T 2024. Junto com este trabalho, estamos planejando realizar um estudo de viabilidade na segunda linha no Araguaia, um projeto de capex relativamente baixo que dobrará a produção de 14.500 toneladas por ano para 29.000 toneladas por ano. Os fluxos de trabalho da Vermelho estarão centrados no estudo de viabilidade e no processo de licenciamento de AIA, ambos com conclusão prevista para 2024. Embora esses objetivos sejam, na prática, empreendimentos consideráveis, estamos tranquilos com os progressos já alcançados em todo o Grupo e confiantes no capacidade de entrega de nossas equipes no terreno”, concluiu Martin.