Simulados de emergência em Três Marias

20/10/2022
A ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em cumprimento à legislação nacional de segurança de barragens.  

 

A Nexa, em parceria com as Defesas Civis de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, realizou simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos de Rejeitos Murici. A iniciativa visou informar, treinar e capacitar os moradores da zona de autossalvamento a agir em uma situação de emergência. Os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em cumprimento à legislação nacional de segurança de barragens.  

Coordenadora do Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da unidade da Nexa Três Marias, Luana Ferreira comentou que o exercício é importante para avaliar a eficácia das medidas adotadas pela companhia. “A Nexa está comprometida em promover a cultura de prevenção e segurança em todos os municípios que está presente. No simulado, testamos diversas situações hipotéticas, tendo o objetivo de preparar colaboradores, órgãos e a população para uma situação de emergência. É apenas com ações como essa que vamos ter a real dimensão de que estamos preparados, seguros e prontos para agir”, ressalta. 

O simulado testou os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro.  Para Luciana Sabino Gontijo, coordenadora da Defesa Civil de São Gonçalo do Abaeté, estes simulados são de suma importância devido ao seu caráter preventivo. “Nos permite antever situações de emergência e nos planejar para que tenhamos o menor impacto possível. Este simulado, além de atender ao PAE, nos auxilia a planejar ações nos casos de cheia do rio São Francisco”, comenta. 

A realização do simulado de emergência contou com o apoio colaborativo da Prefeitura de Três Marias, Prefeitura de São Gonçalo do Abaete, Defesa Civil de Três Marias e São Gonçalo do Abete, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.