25/05/2017
TERRAS-RARAS

Serra Verde investe US$ 170 milhões em Minaçu

A Mineração Serra Verde (MSV) anunciou investimentos de US$ 170 milhões para construção e implantação da mina e planta industrial para processamento de terras-raras nos próximos dois anos em Minaçu (GO). A expectativa é que o projeto comece a operar em 2020 e gere aproximadamente 300 empregos diretos e mais 600 indiretos na região. 
 
"O projeto foi muito bem desenvolvido, com custos competitivos com o mercado chinês, e a Mineração Serra Verde estima, além da geração de empregos, o desenvolvimento industrial e social em Minaçu e região", segundo a empresa, a qual informou também que a MSV já obteve todos os relatórios e aprovações junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). 
 
O projeto de terras-raras da MSV tem área de cerca de 85 mil hectares, sendo que apenas 15% foi explorado até o momento. Em um primeiro momento a MSV irá produzir apenas o concentrado de terras-raras, que posteriormente passará por um processo de separação para obtenção dos elementos individuais. Como no Brasil não existe tecnologia capaz de realizar eta separação, a empresa deve exportar sua produção para separadores asiáticos ou europeus. 

Veja também