15/05/2019
SEGURANÇA

SBG critica decreto sobre armas

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), em nota, afirma acreditar que o recém-assinado decreto pelo Poder Executivo com o objetivo de ampliar o acesso ás armas de fogo representa um grande retrocesso em relação ao Estatuto do Desarmamento até então vigente. O decreto propicia que várias categorias e pessoas possam ter acesso a armas de fogo. 
 
Segundo a SBG, nas áreas rurais mais de 15 milhões de pessoas estarão aptas a requerer a posse de armas de fogo, dificultando o controle e potencializando conflitos e acidentes decorrentes de imaturidade, despreparo ou má utilização de artefatos que deveriam ter circulação restrita. 
 
Na nota, a SBG alerta para o risco da proliferação descontrolada e o comércio irregular de armas e de munições. Configura-se como riscos adicionais ao exercício das profissões ligadas às Geociências, uma vez que boa parte do nosso trabalho envolve pesquisa, mapeamento e outras atividades de campo, muitas vezes em áreas remotas e sob condições de segurança e comunicação limitadas, afirma a nota. 
 
A SBG afirma que a insegurança tende a aumentar para a categoria de geocientistas e, por esta razão, a entidade apoia grupo de especialistas e de pessoas de bom senso que clamam pela revogação ou aperfeiçoamento de medida tão perigosa para a segurança durante as atividades de campo. 

Veja também

28/05/2019
GEOLOGIA | CPRM ajuda em novo mapa do Suriname
28/05/2019
DIA DO GEÓLOGO | Eixos Estruturantes para o setor mineral
04/04/2019
SEGURANÇA | ANM vai interditar barragens
27/03/2019
SEGURANÇA EM BARRAGENS | Comissão realizará consulta pública
20/03/2019
SEGURANÇA EM BARRAGENS | Academia de Ciências faz eventos no RJ e MG
13/03/2019
CURSOS | Recursos e Reservas Minerais
28/02/2019
ENGENHARIA AMBIENTAL | Acidente vitima Ernesto Moeri