Samarco implanta rede privada de IIoT em Ubu

03/02/2022
Com a tecnologia, a mineradora poderá monitorar de forma remota e mais segura a carga da bateria das lanternas de sinalização náutica.

 

A Samarco implantou uma rede privada de IIoT (Internet das Coisas Industrial) no Porto de Ubu (ES). Com a tecnologia, a mineradora poderá monitorar de forma remota e mais segura a carga da bateria das lanternas de sinalização náutica, a posição geográfica via GPS das boias instaladas, se a lanterna está ligada ou desligada e a "saúde" do circuito eletrônico de controle destes equipamentos. “A partir da implantação do monitoramento via rede de IIoT, os problemas podem ser identificados com dias de antecedência, entregando à equipe do porto informações para atuar de maneira preventiva na manutenção da sinalização náutica, o que aumenta a segurança da navegação e a conformidade portuária às normas da Marinha do Brasil”, explica o engenheiro de Automação, Luciano França Rocha.

O próximo passo será o estudo para a expansão da rede de IIoT para fazer o monitoramento em locais de difícil acesso e pouca infraestrutura, como os pontos de proteção de corrosão das estruturas metálicas tanto do Porto de Ubu como das usinas de pelotização da Samarco.