Parceria assina acordo definitivo para aquisição da Ausenco

22/09/2023
O cofundador da empresa, Zimi Meka, continuará como CEO, membro do Conselho e investidor da Ausenco

 

A Eldridge, a Brightstar Capital Partners e o Claure Group assinaram acordo definitivo para aquisição do Resource Capital Fund VI L.P. e de outros coinvestidores com uma participação majoritária da Ausenco, fornecedora global de serviços integrados de engenharia e consultoria para os setores de metais e minerais e para o mercado de transição energética. O cofundador da empresa, Zimi Meka, continuará como CEO, membro do Conselho e investidor da Ausenco. Mike Burke, ex-presidente do Conselho e CEO da AECOM, atuou como consultor e parceiro da Eldridge e do consórcio de compradores. Burke deve ser presidente do Conselho de Administração da Ausenco.

Fundada em 1991 e com três mil colaboradores, a Ausenco atua em diversos projetos de engenharia e consultoria em todo o mundo, tendo como base um conhecimento técnico e o compromisso de fornecer soluções completas e sustentáveis para seus clientes e as comunidades vizinhas aos projetos. “Sempre tivemos como objetivo desafiar o que é possível e prestar serviços de forma sustentável e com integridade," disse Meka. "Do licenciamento ao plano de fechamento de uma mina, nossas equipes sempre encontram as melhores maneiras de planejar projetos, usar recursos de forma eficiente, proteger o meio ambiente e agregar valor aos clientes e às comunidades. Com a Eldridge, a Brightstar e o Claure Group, temos parceiros que compreendem essa ambição e a nossa cultura”.

Cientistas, engenheiros e profissionais da Ausenco projetam e constroem plantas eficientes para a exploração de minas e extração de metais, além de fornecer soluções sustentáveis em gerenciamento de rejeito, hídrico, fechamento e remediação de minas. Ela também se envolve com comunidades locais e indígenas para criar benefícios duradouros. "Investimos no que as pessoas precisam e querem – e isso está expresso na atividade da Ausenco nas últimas três décadas," disseram Todd Boehly, Tony Minella e Duncan Bagshaw, cofundadores da Eldridge. A Ausenco trabalha para fornecer minerais essenciais para quase todos os aspectos da atual transição energética. "A Ausenco desempenha um papel vital na viabilização da transição global para a eletrificação e para os veículos elétricos," disse Andrew Weinberg, fundador e CEO da Brightstar Capital Partners. "A Brightstar está certa de que a Ausenco está estrategicamente posicionada para o crescimento futuro devido ao seu impressionante histórico de desempenho e ao aumento previsto na demanda por metais e minerais que são essenciais para soluções sustentáveis."

Marcelo Claure, fundador e CEO do Claure Group, também participará do Conselho de Administração da Ausenco e possui investimentos focados na América Latina e na transição energética. "Dada a forte presença e o fluxo de projetos da Ausenco na região, acreditamos que a empresa estará na vanguarda dessa transição, contribuindo ativamente para a eletrificação do mundo”. A Perella Weinberg Partners está atuando como consultora financeira exclusiva da Ausenco para esta transação.

Direto da Fonte