Iniciativa da Nexa prorroga inscrições

02/08/2021
A ação visa apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia.

 

Iniciativa da Nexa Resources, o Mining Lab Challenge teve prorrogado o período de inscrições até o próximo dia 8 de agosto. A ação visa apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia. Em 2021, o programa busca soluções focadas nas categorias: produtividade e segurança, uso do zinco e descarbonização transformacional. As inscrições podem ser feitas no site https://www.mininglab.com.br/challenge/

Em 2020, o programa contou com 178 soluções inscritas. O Mining Lab Challenge, que está na sua 7ª edição, tem o objetivo de desenvolver propostas capazes de potencializar, resolver e aprimorar as metas e objetivos da companhia em médio e longo prazo. Na categoria ‘produtividade e segurança’, os desafios maiores são achar soluções que reduzam significativamente ou eliminem a incrustação em tubulações que reduzem a vazão; encontrar alternativas transformacionais que reduzam a necessidade de comunicação com a superfície ou que aumentem a transmissão de dados do subsolo de baixo custo. 

No Peru, as Zonas de Autossalvamento são regiões que podem ser afetadas em casos de acidentes com depósitos. Com isso, o programa vai selecionar tecnologias que permitam a companhia se comunicar de forma eficiente e segura com a população. O programa busca por tecnologias capazes de aumentar a disponibilidade de equipamentos ou que garantam que operadores estejam capacitados. Além disso, coordenar todo esse sistema de forma dinâmica também faz parte do desafio. As soluções deverão ser de simples implantação e ter necessidades mínimas de infraestrutura, além de tecnologias que sejam capazes de monitorar atividades e mapear desvios de comportamentos, gerando indicadores que auxiliarão em planos de ação e conscientização dos trabalhadores.

Na categoria ‘uso do zinco’ o Mining Lab Challenge quer tecnologias capazes facilitar a gestão de conservação dessas estruturas, oferecendo proteção prolongada e retardando o processo corrosivo. Além disso, que permitam conhecer e acompanhar a evolução da corrosão de forma que se possa diagnosticar e priorizar ações.

Neste desafio, o Mining Lab procura uma nova visão para lavra e refino, tendo como foco tecnologias que separem, processem e viabilizem estes novos recursos. Aqui, são indicadas soluções integráveis aos processos produtivos da Nexa.

Na ‘descarbonização transformacional, o Mining Lab quer ir além da eletrificação da frota ou do uso de biomassa. O desafio são novas soluções sistêmicas e de alto impacto para reduzir ou eliminar as emissões ou para que estas emissões possam ser completamente compensadas. As empresas selecionadas receberão investimento financeiro para a realização dos pilotos, assessoria contínua de profissionais da Nexa, acesso às instalações e informações técnicas das unidades, além da oportunidade de ter a Nexa Resources como cliente.