IBRAM lança Livro Verde da Mineração do Brasil

13/01/2023
O Livro Verde é mais uma ação que integra os compromissos e metas da Agenda ESG da Mineração do Brasil.

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) acaba de lançar o Livro Verde da Mineração do Brasil com o objetivo de demonstrar à sociedade as práticas de preservação ambiental realizadas pelo setor. O livro tem acesso gratuito e conta com informações detalhadas sobre as mineradoras associadas e sua atuação embasada em ESG. “O conteúdo do livro surpreende, principalmente os que não estão muito familiarizados com a realidade da moderna indústria da mineração. Os impactos da  atividade são mais conhecidos, consequências dos processos industriais, porém, o alto nível de atenção à questão ambiental, em vários níveis e indo além das exigências legais, é ainda um fato distante do público. Este livro vai contribuir para mudar este quadro e conceitos das pessoas sobre o setor mineral”, diz Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.

O Livro Verde é mais uma ação que integra os compromissos e metas da Agenda ESG da Mineração do Brasil. A obra orienta todo o esforço setorial, liderado pelo IBRAM e as mineradoras associadas, para promover uma transformação das práticas de mineração em todo o Brasil, de modo a torná-la ainda mais sustentável, segura e responsável com todos à sua volta. A nova publicação cria também uma conexão entre a mineração e as agendas internacionais, além de ser uma forma do público compreender como o setor é fundamental para a vida humana. “No livro estão relatos exitosos de casos de várias mineradoras, que se conectam às agendas globais, como as relacionadas, por exemplo, ao combate aos riscos climáticos, à transição energética, à descarbonização, à ampliação das fontes de energias renováveis, ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, entre outros, comenta Jungmann. 

A partir do Livro Verde e de outros conteúdos, nos canais digitais do IBRAM, será possível qualquer individuo perceber a importância da mineração e como o setor deve ser encarado, como vetor para o desenvolvimento; indutor da inovação tecnológica; contribuinte ativa para um modo de vida mais saudável, equilibrado e inclusivo; protagonista do incentivo à economia circular e agente de cuidado com o meio ambiente. “Trabalhamos diariamente para tornar o futuro da atividade ainda mais responsável no Brasil”, afirma Raul Jungmann.O livro pode ser acessado no endereço 

https://ibram.org.br/wp-content/uploads/2022/11/IBRAM_LivroVerde-digital-030123ld.pdf