Faturamento alcança € 11.639 milhões em 2021

05/04/2022
O Grupo Liebherr cresceu em onze de seus 13 segmentos de produtos e em quase todas as suas regiões de vendas.

 

O Grupo Liebherr atingiu faturamento de € 11.639 milhões em 2021. A empresa registrou um aumento global de € 1.298 milhões ou 12,6%. Com isto, a companhia quase conseguiu igualar seu recorde anterior de 2019 em termos de faturamento anual.

As condições do último exercício financeiro foram difíceis para as empresas de manufatura. A partir do segundo trimestre de 2021, até certo ponto, foi extremamente difícil adquirir várias matérias-primas, componentes e peças eletrônicas, o que resultou em aumentos de preços e gargalos nas cadeias de suprimentos globais. Apesar disso, a Liebherr registrou um aumento significativo nas receitas de vendas em relação ao ano anterior. O Grupo Liebherr cresceu em onze de seus 13 segmentos de produtos e em quase todas as suas regiões de vendas. As receitas nos segmentos de movimentação de terra, tecnologia de manuseio de materiais, máquinas de fundação profunda, guindastes móveis e de esteiras, guindastes de torre, tecnologia de concreto e segmentos de produtos de mineração foram 17% superiores em relação a 2020, com € 8.009 milhões. Nos demais segmentos de produtos, incluindo guindastes marítimos, sistemas aeroespaciais e de transporte, tecnologia de engrenagens e sistemas de automação, refrigeradores e freezers, além de componentes e hotéis, a Liebherr obteve receita total de € 3.630 milhões, um aumento de 3,9% em relação ao ano anterior. 

As vendas aumentaram na União Europeia, onde registrou-se aumentos em quase todos os mercados do bloco, com destaque para a França, que apresentou um desenvolvimento acima da média. Fora da UE, houve um aumento acentuado das vendas no Reino Unido, entre outras regiões. O desenvolvimento positivo também foi observado nas Américas, onde o forte crescimento veio especialmente do Brasil. O Grupo Liebherr enfrentou declínios na África, bem como no Oriente Próximo e Médio, enquanto o exercício financeiro na Ásia e Oceania terminou com um aumento moderado.

Em 2021, o Grupo Liebherr obteve lucro líquido de € 545 milhões, valor acima do patamar anterior à pandemia. Os resultados operacionais e o resultado financeiro cresceram consideravelmente em relação ao ano anterior. 

O ano comercial de 2021 também viu um aumento significativo no número de funcionários. No final do ano, o Grupo Liebherr empregava 49.611 pessoas em todo o mundo. Em relação ao ano anterior, isso representou um aumento de 1.686. Como empresa de tecnologia, o Grupo Liebherr persegue o objetivo de contribuir decisivamente para o progresso tecnológico nos setores relevantes para o Grupo. 

A Liebherr investiu € 559 milhões em P&D em 2021, sendo que a maior parte foi utilizada no desenvolvimento de novos produtos. A empresa também deu continuidade ou iniciou empreendimentos cooperativos com universidades, ou instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. Tecnologias alternativas de acionamento continuam a ser o foco dos projetos de pesquisa da Liebherr, que adota uma abordagem de tecnologia neutra. Em 2021, a empresa trabalhou, por exemplo, em motores de combustão movidos a hidrogênio e suas tecnologias de injeção, além de acionamentos elétricos e expandiu seu portfólio de máquinas de construção com acionamento elétrico com duas betoneiras totalmente elétricas em chassis de cinco eixos, as duas escavadeiras elétricas de esteiras R 976-E e R 980 SME-E e os guindastes de esteira a bateria LR 1160.1 desconectado e LR 1130.1 desconectado ambos com zero emissões locais. O início da fase de desenvolvimento do primeiro guindaste offshore totalmente elétrico marcou o lançamento da eletrificação do portfólio de produtos nesta área. Além disso, a Liebherr preparou várias linhas de produtos para o uso de óleos vegetais hidrotratados (HVO) como combustível. As unidades de Ehingen e Kirchdorf an der Iller (ambas na Alemanha) já estão abastecendo todas as máquinas com combustível neutro de fábrica como padrão. 

A digitalização foi outro ponto focal das atividades de P&D. Entre outros, houve o lançamento de uma nova gama de frigoríficos e congeladores com tecnologia amiga dos recursos e rede digital. Além disso, em vários segmentos de produtos, as tecnologias existentes foram otimizadas para controle remoto, automação e rede e o aplicativo Liebherr-Remote-Service foi estendido. Destaca-se também o desenvolvimento de dois sistemas de assistência para caminhões de mineração, que oferecem assistência de direção automática, reduzem o esforço do motorista e reduzem o consumo de combustível.

A Liebherr investiu € 742 milhões em seus locais de produção e sua distribuição global e redes de serviços. 

Para 2022, o Grupo Liebherr espera um aumento da demanda nos diversos setores industriais onde atua. No entanto, os efeitos negativos sobre as atividades do Grupo Liebherr devido à guerra na Ucrânia já podem ser vistos. A Liebherr está monitorando e avaliando diariamente a situação atual na Ucrânia e na Rússia e atualmente está ajustando suas atividades russas às extensas sanções impostas ao país. Ao mesmo tempo, ainda há incertezas em relação às restrições relacionadas à pandemia, aos efeitos do aumento acentuado de preços de muitos bens e serviços, à escassez de certas matérias-primas e à falta de trabalhadores qualificados, além de gargalos em diferentes cadeias de suprimentos. Também não está claro como as medidas de política fiscal e monetária afetarão o Grupo Liebherr. Apesar das condições difíceis, a Liebherr está cautelosamente otimista em relação ao resto do ano.